Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/01/2012

PRECAUÇÃO: Ao nadar é preciso muita atenção para evitar acidentes

Willian Barretos
Detalhes Notícia
Crianças devem estar sempre acompanhadas dos pais quando estiverem em rios ou piscinas

DA REPORTAGEM

Em janeiro muitas famílias estão em férias e aproveitam para de divertirem nas piscinas dos clubes da cidade e nos ranchos da região, localizados as margens dos rios Tietê e Bonito, para fugir das altas temperaturas, que nesta época pode chegar aos 36ºC. Neste período de férias de verão, estas opções de lazer crescem cerca de 50 %, e as pessoas precisam redobrar os cuidados ao entrar na água. Segundo o 1º sargento comandante do Posto de Bombeiros de Penápolis, Celso Nonato da Silva, muitos dos acidentes em rios na região são ocasionados por imprudência.  “As pessoas pensam que podem fazer algo em um rio e na verdade não possuem uma preparação física adequada, como atravessá-lo”, comentou. Ele informou que o número de acidentes tem caído consideravelmente na região. “De forma geral, as pessoas estão mais conscientes dos riscos, por isso estão tomando mais cuidados ao nadar em rios e piscinas”, explicou. O sargento disse que além da consciência, outro fator que tem cooperado para a diminuição de acidentes foi a “restrição” de acesso em alguns rios. “Muitos lugares que ofereciam grandes riscos, sofreram modificações com a implantação de condomínios que restringiu o acesso, contribuindo para diminuir os acidentes”, informou. Nonato ressalta que o aumento da fiscalização da polícia para que as pessoas não dirijam sob efeito de álcool também contribuiu para a redução no número de acidentes por afogamento. 

Cuidados
Conhecer o local onde vai nadar é muito importante. Na piscina é preciso saber a profundidade para evitar acidentes ao mergulhar. Nos rios o cuidado deve ser redobrado. “Para as crianças é fundamental que os pais mantenham a atenção, elas devem nadar com equipamentos apropriados, como bóias, e nunca se distanciarem deles”, explicou o Sargento Nonato. Ele recomenda também que as pessoas não devem ficar em profundidade em que a água passe da cintura, não ingerir bebidas alcoólicas, comidas pesadas e sempre ter cautela quando entrar na água. Os Bombeiros informam que, caso haja algum acidente, as pessoas não devem ir ao encontro da vítima para socorrê-la. Lançar algum objeto flutuante, como bóias ou isopor, para que ela se agarre e seja puxada à superfície é o mais recomendado. A viatura de resgate deve ser acionada o mais rápido possível e manobras de reanimação, caso a vítima esteja desacordada, deve ser feita somente por um profissional com experiência. Nonato afirma que cuidados devem ser tomados também dentro de casa com piscinas, banheiras e até mesmo com bacias. Ele explica que acidentes domésticos envolvendo água também são comuns, geralmente pelo descuido onde crianças ficam sozinhas próximas a estes locais. "Elas não tem noção do perigo que correm caso caiam dentro d’água, não tem coordenação, por isso devem estar sempre acompanhadas”, afirmou. Ele informou que é importante que as crianças aprendam a nadar através de aulas desde pequenas, para se prevenir de acidente com água.  (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade