Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/01/2011

Precaução é a melhor maneira de evitar acidentes em rios

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Equipamentos corretos permitem ao bombeiro um resgate mais seguro e com mais exatidão na água

DA REPORTAGEM

 

Janeiro mês de férias e de altas temperaturas, época em que as pessoas procuram meios para se divertir e refrescar. Uma boa opção para isso são as diversas piscinas de clubes da cidade e os rios que cortam a nossa região, como o Bonito e o Tietê. Estas opções de lazer fazem crescer em até 50% o número de pessoas que buscam piscinas e ranchos. Porém, quem procura este tipo de diversão precisa ter alguns cuidados. Segundo o Corpo de Bombeiros de Penápolis, é comum algumas pessoas abusarem colocando em risco a própria vida. Cerca de 70% dos acidentes ocorridos em águas da região, são ocasionados pelo consumo irresponsável de bebidas alcoólicas.

Outro fator comum em acidentes envolvendo água é o fato de pessoas tentarem nadar grandes distâncias ou de forma exaustiva sem o devido preparo físico ou experiência. "Elas correm o risco de terem câimbra ou se cansarem de tal forma que podem se afogar", comentou o Cabo do Corpo de Bombeiros de Penápolis, Márcio Alexandre Gomes de Lima, que é mergulhador profissional há cerca de 13 anos, prestando serviços ao Corpo de Bombeiros. Ele afirma que cuidados devem ser tomados também dentro de casa com piscinas, banheiras e até mesmo com bacias. Ele explica que acidentes domésticos envolvendo água também são comuns, geralmente pelo descuido onde crianças ficam sozinhas próximas a estes locais. "Elas não tem noção do perigo que correm caso caiam dentro d’água, não tem coordenação, por isso devem ficar acompanhadas a todo o momento de alguém", afirmou. Ele informou que é importante as crianças saberem nadar, estarem, desde pequenas, em aulas de natação para que corram menos riscos de um acidente com água.

 

Precaução

Conhecer o rio ou piscina em que se vai nadar é de fundamental importância. No caso da piscina deve se conhecer a profundidade; existem muitos casos de acidentes ocasionados pelo fato da pessoa não saber a profundidade exata da piscina e, ao mergulhar, sofrer acidentes. Quanto aos rios, o cuidado deve ser redobrado. "Geralmente não vê o fundo do rio, impossibilitando saber sua profundidade, se há pedras ou buracos", disse Márcio.

A recomendação é de que as pessoas não fiquem, em profundidade em que a água, passe da cintura. Não ingerir bebidas alcoólicas, comidas pesadas e sempre ter cautela quando for entrar na água, são recomendações básicas para se curtir um dia de tranqüilidade à beira d’água. A recomendação dos Bombeiros, caso haja algum acidente, é de que outras pessoas não tentem ir ao encontro da vítima para socorrê-la. Lançar algum objeto flutuante, como bóias ou isopor, para que ela se agarre e possa ser puxada à superfície, é o mais recomendado. Ao realizar este ato, a viatura de resgate deve ser acionada o mais rápido possível e manobras de reanimação, caso a vítima esteja desacordada, deve ser feita somente por um profissional com experiência, caso contrário, é necessário aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros, que possuem equipamentos que possibilitam um resgate ou busca com melhor exatidão.

Diferente de um mergulhador comum, o soldado mergulhador tem que freqüentar um curso minucioso de 45 dias, no qual aprende técnicas de resgate, buscas e como agir em situações que oferecem risco à sua própria vida, tudo para que ele seja um profissional capacitado para determinadas situações. Em Penápolis existem quatro profissionais deste ramo que oferecem serviços ao Corpo de Bombeiros da cidade.

O número de acidentes diminuiu bastante nos últimos anos devido as responsabilidade das pessoas. "Elas estão mais conscientes dos riscos que correm ao abusarem na água. É importante ter responsabilidade e saber seus limites", afirmou o Cabo Márcio. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade