Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/07/2012

Prazo para o registro de candidatura terminou sem o PT

DA REPORTAGEM

 

Um fato inesperado acontecido ontem surpreendeu muita gente ligada ao processo eleitoral 2012. O PT (Partido dos Trabalhadores) não realizou o registro de seu candidato a prefeito e vice, e também dos vereadores para as eleições de 07 de outubro próximo. O prazo encerrou às 19h00 de quinta-feira, 05, mas nenhum representante do partido compareceu ao cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis para registrar as candidaturas. De acordo com o chefe do cartório, Samuel da Silva Pereira, 123 pessoas tiveram seus pedidos de candidaturas a vereadores registrados, e quatro a prefeito: Afranio Anhesini (PSOL), Célio de Oliveira (PSD), Ivan Sammarco (PSDB) e Rubinho Bertolini (PDT). Segundo Samuel, o programa que deveria ser preenchido pelos partidos com os nomes de seus candidatos poderia ser baixado no site da Justiça Eleitoral, possibilitando ao partido que todas as informações fossem preenchidas sem o uso de internet. "Após ser preenchido, teriam que ser entregues ao cartório para a oficialização do pedido de candidatura, para que nós lançássemos as informações no sistema, tudo de forma muito simples, sendo que qualquer pessoa pode ter acesso ao programa através do site", explicou. Um edital com a formalização de pedido dos candidatos deve ser emitido amanhã, sendo que a partir daí, quem não teve seu nome registrado terá 48 horas para entrar com um pedido de registro de candidatura oficial, obedecendo a Lei eleitoral 9.504/97. "Essa lei, na verdade, visa proteger aqueles candidatos que, por algum motivo que envolva o partido, não tenha seu nome registrado junto ao cartório, funcionando como um direito de que ele também concorra ao cargo público", afirmou Samuel. Com o pedido de registro individual, cada candidato da coligação do PT terá um processo instaurado junto a Justiça Eleitoral para que o juiz responsável analise o caso e de seu parecer, podendo autorizar ou não a candidatura. Vale lembrar que todo esse procedimento é apenas o pedido oficial para que a pessoa seja candidata nestas eleições, sendo que a Justiça Eleitoral ainda fará a análise de cada nome, autorizando a candidatura oficial. A lista dos aprovados deverá ser emitida somente no início de agosto. (Rafael Machi)

 

PT e aliados terão candidatos a prefeito, vice e vereadores em Penápolis 

 

A Coligação Penápolis Seguindo em Frente, formada pelos partidos PT, PMDB, PP, PSB, PRB e PC do B esclarece a população penapolense que já foram formalizados os registros das candidaturas de Roberto Torsiano, prefeito, Adalgiso do Nascimento, vice-prefeito e se encontra em formalização as candidaturas de 50 candidatos a vereador. Por problemas de ordem técnica, que estão em apuração por ordem da direção dos partidos, inclusive acompanhado de analistas de sistemas de informática, funcionários e voluntários da coligação não conseguiram rodar e preencher os dados no programa do Tribunal Superior Eleitoral, conforme determinação das resoluções da Justiça Eleitoral. Segundo o vice-presidente do PT, professor Cledivaldo Donzelli, responsável pela coordenação política da coligação, "todas as informações e certidões exigidas estavam e estão em nosso poder, porém quando os nossos funcionários foram alimentar o Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (Candex) do TSE, o sistema travou e não recebia mais os dados, houve tentativas reiteradas até às 20 horas de quinta-feira, não logrando êxito em nossas tentativas". Analistas contatados, a priori, estranharam esse travamento do sistema que tinha sido baixado em computadores do PT e partidos aliados. "Não é possível antecipar qual ou os quais motivos levaram a esse travamento, mas vamos apurar" disse Cledivaldo Donzelli. Os candidatos a prefeito e vice da coligação, Roberto Martins Torsiano, e Adalgiso do Nascimento, o Ziza, bem como diversos candidatos a vereador da coligação, já entregaram ontem mesmo, sexta-feira, toda documentação exigida junto ao Cartório Eleitoral, estando já com os registros protocolados nas mesmas condições dos demais candidatos dos demais partidos e coligações. Pela legislação, os candidatos podem solicitar registro de candidatura até o dia 10 de julho de 2012. A Coligação Penápolis Seguindo em Frente estará, nos termos da lei, apresentamos seus candidatos à população penapolense nas eleições de outubro de 2012.

Nota oficial enviada pelo PT

 

 

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade