Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/02/2017

Prainha de Buritama terá que se adequar para permanecer aberta

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
O pedido de melhorias na Prainha de Buritama partiu após a morte de três pessoas

DA REDAÇÃO

Local muito frequentado, principalmente aos finais de semana, também por banhistas de Penápolis, a Prainha Municipal de Buritama, distante 50 km, terá que se adequar para continuar aberta. O pedido de melhorias partiu do Ministério Público da cidade, após a morte de três pessoas, em abril do ano passado. Depois do acidente, a promotoria solicitou avaliações ao Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Vigilância Sanitária. Todos os órgãos apontaram que a prainha não tem as condições de segurança adequadas para receber visitantes. Segundo o Ministério Público, o local precisa passar por 13 adequações, entre elas o tratamento de água e melhorias no banheiro para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O MP também solicita à prefeitura a colocação de um posto policial com ambulância, salva-vidas e enfermeiro, treinados e equipados da maneira correta para atender os banhistas.

Audiência
Para discutir o problema, o Promotor de Justiça, Dr. Felipe Duarte Gonçalves Ventura de Paula reuniu-se com o prefeito de Buritama, Rodrigo Zacarias dos Santos, procuradores municipais, representantes da Vigilância Sanitária e representantes da Delegacia de Polícia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, no último dia 3 de fevereiro, no Fórum de Buritama. No encontro foi formulada uma proposta conciliatória, onde a Prefeitura de Buritama compromete-se no prazo de 90 dias, sob pena de fechamento da Prainha Municipal, por prazo indeterminado, tomar as seguintes medidas, a fim de propiciar a adequação do funcionamento do local e garantir a segurança de seus frequentadores: demarcação provisória da área permitida ao banho e mergulho dos frequentadores; delimitação de horário de funcionamento, com o fechamento noturno, ressalvados eventos pontuais; distribuição de folhetos na entrada da Prainha, visando a orientação dos frequentadores quanto as normas de segurança e funcionamento do local; disponibilização de servidores para atuarem como salva-vidas e providenciar o treinamento junto ao Corpo de Bombeiros; elaboração de novo estatuto para regulamentar o funcionamento da Prainha e seu uso por parte dos frequentadores e a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Região tem mais opções para turistas

A região de Araçatuba e São José do Rio Preto, graças ao rio Tietê, tem várias outras opções para os banhistas, principalmente nesta época de altas temperaturas.

Confira as atrações de cada uma e a distância de Penápolis:

SANTA FÉ DO SUL (207 Km)
A cidade é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo. Fica a 18 km do encontro dos rios Grande, divisa natural SP/MG, e Paranaíba, divisa natural MS/MG, onde ocorre a formação do rio Paraná, reservatório da Hidrelétrica de Ilha Solteira. Atrai turistas em busca de pesca esportiva, que vão atrás do tucunaré e apaiari. Tem passeios náuticos em balsa, barco, lancha e campeonatos de jet-ski. É conhecida como “Capital dos Grandes Lagos”. Lá, visite o Parque Ecoturístico das Águas Claras, a Mata dos Macacos e o Museu a Céu Aberto (Bela Vista).

ILHA SOLTEIRA (218 Km)
Ilha Solteira foi uma das poucas cidades planejadas do Brasil. Nasceu para abrigar os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Fica próxima à divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul. É uma ilha fluvial no rio Paraná, com boa estrutura para esportes náuticos nas praias artificiais Maria e Catarina. Praticantes de pesca esportiva vão até lá atrás de pacus e tucunarés. Se gosta de andar de bike, a cidade tem boa estrutura para isso, é plana e com grandes avenidas.
 
ADOLFO (93 Km)
Adolfo faz parte do Circuito Noroeste Paulista. Tem uma prainha muito bem cuidada e com boa estrutura para camping. Ela está localizada às margens do rio Fartura e conta com 70 quiosques. Se gosta de esportes náuticos e pesca é um bom destino.

MENDONÇA (86 Km)
Mendonça fica a 10 quilômetros de Adolfo. Então, se for a uma delas, visite a outra também. Assim como a sua “vizinha”, tem boa estrutura e até um clube com piscina. Suas atrações são a praia da Barra e Mata Santa Maria.
 
UBARANA (63 Km)
Curiosidade: o nome do local surgiu a partir de uma lenda amazônica que fala de um peixe comprido, dourado e que nadava contra a correnteza, o tabarana. Em Ubarana, vale a pena visitar a represa Mário Lopes Leão, o lago Gentil Moreira e capela São Pedro. A prainha está localizada no rio Fartura, um afluente do rio Tietê. Tem quiosques e gramado para barracas de camping. Como as outras prainhas, é muito arborizada.

SALES (108 Km)
É um dos destinos mais famosos quando o assunto é prainha. Fica às margens do córrego do Cervinho, afluente do rio Tietê. São três prainhas: do Torres, do Richelieu e Prainha. Dica gastronômica: prove o peixe assado na folha de bananeira. Aqui, o peixe pode ser pacu, tucunaré ou tilápia. A Praia do Torres é o xodó turístico de Sales. Foi batizada pelos turistas de “paraíso”. São 23.958 m2 de pura natureza, às margens do rio Tietê, a 11 km do centro da cidade. Tem boa estrutura, quiosques com churrasqueiras, bar e restaurante, estacionamento, área de camping, minicampo, sanitários. Prainha do Cervinho, ou Prainha, fica a 2 km da área central, às margens do rio Cervinho. O local tem lanchonete, churrasqueira, quiosques, área de camping arborizada e sanitários. O rio Cervinho tem 8 km de extensão por 600 metros de largura. É apropriado para prática de esportes como jet sky. Praia do Richelieu tem areias naturais do rio Tietê. É o terceiro grande investimento turístico de Sales e o mais sofisticado. Tem centro de eventos com praça de alimentação, palco para eventos, lojas de conveniência e quiosques, área de camping, minicampo, estacionamento e um mirante, de onde, enquanto bebe, come e conversa, o turista poderá apreciar as belezas naturais da região.

BARBOSA (25 Km)
Em Barbosa, a prainha fica às margens da represa Nova Avanhandava, no rio Tietê. Possui quiosques com churrasqueiras, vestiário, estacionamento.
 
PEREIRA BARRETO (185 Km)
A prainha artificial de Pereira Barreto fica às margens do rio Tietê. A praia tem boa infraestrutura e possui águas limpas e cristalinas. Fica no reservatório da usina hidrelétrica de Três Irmãos. A praia ganhou esse nome pelo visual exuberante de suas tardes. São 328 metros de areia. No local os turistas contam com lanchonetes, quiosques com churrasqueira, pia, mesas e bancos de concreto e até pista de skate.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade