Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/08/2012

Praça Nove de Julho: Monumento à Poesia é inaugurado com a presença do poeta Thiago de Mello

Secom-PMP
Detalhes Notícia
João Luís ouve atentamento o discurso do poeta visitante

Na última terça-feira (28), na aconchegante praça Nove de Julho, Penápolis recebeu Thiago de Mello, um dos mais ilustres poetas do Brasil que, na oportunidade, falou a um grupo seleto de penapolenses, apreciadores de poesia e literatura. A vinda do poeta ao município, que teria no mesmo dia uma palestra na UniToledo, em Araçatuba, atendeu a um convite do prefeito João Luís dos Santos, um estudioso e leitor das suas obras, tendo inclusive no seu trabalho de Mestrado, a oportunidade de estudar todos os seus livros.
Thiago de Mello, natural do Estado do Amazonas, é um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional e considerado, na atualidade, a maior expressão literária também nos demais países da América Latina, com obras traduzidas para mais de trinta idiomas.
Após conversar com a plateia, Thiago Mello conheceu o Museu do Folclore e declarou que Penápolis, além de ser uma cidade de primeiro mundo em cultura e literatura, é também “uma cidade de leitores”, demonstrando sua alegria em conhecer uma cidade que tem um poeta como prefeito.
Para João Luís, foi uma alegria receber Thiago Mello e com ele inaugurar o monumento à poesia, com trechos de seu poema mais conhecido: “Os Estatutos do Homem”, onde o ele chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana.
“Agradeço a vinda do poeta, cuja obra sou um grande estudioso e apreciador. Esse monumento vem coroar o trabalho das secretarias municipais de Cultura e Educação, dentro do Plano Municipal de incentivo à Leitura e Poesia”, disse o prefeito, reforçando que Penápolis recebia, na oportunidade, o poeta de maior expressão literária da América Latina.
Durante sua permanência em Penápolis, Thiago de Mello foi homenageado pelo professor Geraldo Malta e o próprio prefeito e poeta João Luís, que recitaram poesias de sua autoria. Ao final, antes e depois de visitar as dependências do Museu de Folclore, falou com parte da plateia sobre seu trabalho e sua vida de poeta.
 
História
Preso durante a ditadura (1964-1985), exilou-se no Chile, encontrando em Pablo Neruda um amigo e colaborador. Um traduziu a obra do outro e Neruda escreveu ensaios sobre o amigo. No exílio, morou na Argentina, Chile, Portugal, França, Alemanha. Com o fim do regime militar, voltou à sua cidade natal, Barreirinha, onde vive até hoje.
Seu livro “Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida” rendeu-lhe, em 1975, ainda durante o regime militar, prêmio concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e tornou-o conhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos.

Vocação
Nascido na pequenina cidade de Barreirinha, no Amazonas, ainda criança foi para capital, Manaus, onde iniciou seus primeiros estudos preliminares. Após, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ingressou na Faculdade Nacional de Medicina. Por  vocação ou por impulso, segundo ele próprio, abraçou o ofício de poeta abandonando o curso de medicina para se entregar, por inteiro, ao difícil e duvidoso (em termos profissionais) caminho da arte poética.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade