Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/08/2014

Prática da Zumba ganha mais adeptos na cidade

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A professora de Zumba, Stella Abe, ensina exercícios físicos misturados aos prazeres da dança

DA REPORTAGEM

Imagine malhar o corpo inteiro sem perceber a hora passar. Dançar os mais diversos ritmos, acompanhando sempre as fáceis coreografias que podem ser aprendidas no momento da dança e de quebra perder centenas de calorias por aula. Além de ganhar mais fôlego, disposição, animação e muito mais saúde. Isso se resume a aula de Zumba Fitness, uma ginástica que mexe o corpo todo e que é considerada uma grande festa. Milhares de pessoas de todas as idades praticam a modalidade em mais de 150 países, e a prática já começa a ganhar o gosto do penapolense, mas ainda precisa ser difundida, mas entre os praticantes, a modalidade é considerada uma das melhores para relaxar, se divertir e perder peso. A Zumba é uma marca registrada criada na Colômbia pelo coreógrafo Beto Perez, sendo um sistema de fitness praticado nas academias e escolas de dança que reúne ritmos como cúmbia, salsa, merengue e reggaeton. Para ser um professor de Zumba é necessário ser formado em Educação Física e ser inscrito no Conselho Regional de Educação Física. Penápolis possui apenas uma pessoa licenciada pela marca, é a professora Stella de Lima Gonçalves Abe, que é responsável pelas aulas na cidade há cinco meses. Segundo Stella, o número de pessoas interessadas na Zumba cresce a cada dia. “Na verdade a Zumba ainda tem muito para crescer em Penápolis, mas me surpreendi com os bons resultados alcançados. Ela é famosa no mundo todo, por isso as pessoas estão sempre procurando saber mais sobre as aulas”, comentou. Em uma aula de 50 minutos é possível perder até 1000 calorias, isso quer dizer que dentro de 1 mês você vai ter pedido pelo menos 3 quilos, dependendo da intensidade com que os exercícios são realizados. “As pessoas precisam saber que a Zumba não é um milagre para emagrecer, mas uma maneira de incentivar a prática de exercícios físicos com uma alimentação balanceada e saudável. Desta forma sim a pessoa consegue uma perda de calorias bastante considerável ao fim de um mês”, ressaltou Stela. 

Mais benefícios
A aula mescla dança com ginástica, em movimentos aeróbicos e localizados alternados, com aumento do metabolismo e gasto de calorias. A Zumba contribui na função de eliminação das toxinas e retenção de líquidos, e são trabalhados todos os músculos do corpo, os inferiores são mais recrutados, ou seja, panturrilha, quadríceps, posterior da coxa e glúteo. A aula gera benefícios para o coração, com melhora no sistema cardiovascular através do aumento das batidas do coração, e pelo maior volume de sangue que o coração leva para o corpo, em especial para músculos. “Algo muito interessante da Zumba é que ela mexe também com o psicológico da pessoa. As aulas são praticadas com muita alegria e de forma espontânea, por isso quem pratica a Zumba se diverte e tem o astral elevado, o que pode ajudar, por exemplo, em quadros de depressão”, comentou Stella. Isso foi o que aconteceu com a aluna Melissa Corrêa. Ela revelou que possuía depressão, mas que hoje se considera curada depois de cinco meses de aulas. “As aulas são praticadas em um clima tão descontraído e divertido que me sinto muito a vontade. Hoje tenho outra vida, dou mais risada e tenho uma preparação física melhor, pois a dança misturada com os exercícios me deixam com outro astral”, comentou. Dentre as praticantes da Zumba também há aquelas que mudaram hábitos alimentares e com o exercício perderam peso, como a aluna Andrea Ribeiro, que já perdeu cinco quilos em três meses. “Na verdade tive que me reeducar em relação à alimentação. Com essa mudança e a Zumba estou conseguindo melhorar muito minha saúde, pois estou perdendo peso de forma controlada, sem contar que me divirto muito durante as danças, o que eleva muito minha autoestima”, ressaltou. De acordo com a professora Stella, não há limite de idade para quem deseja praticar a Zumba. “Assim como a prática de qualquer outra atividade física, é importante a pessoa ter uma avaliação médica que a libere para este tipo de atividade, principalmente por se tratar de um exercício de alta frequência cardíaca, mas não há outras restrições”, enfatizou. 
Para quem tiver interesse em conhecer mais sobre a Zumba basta procurar a Somarte Academia, localizada na rua Maria Lúcia, 592, próximo à Funepe. As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras às 08h30, 17h30 e 20h30.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade