Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/08/2019

Portadores do vírus da Hepatite B devem fazer exame de Hepatite Delta

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Pessoas que se contaminaram com a Hepatite B podem também ter adquirido o vírus da Hepatite Delta

O Centro de Laboratório Regional do Instituto Adolfo Lutz, de São José do Rio Preto, está desenvolvendo o projeto de pesquisa “Soroprevalência da Hepatite Delta no Noroeste e Centro-Oeste Paulista”. O objetivo é avaliar a ocorrência de Hepatite D, também chamada de Hepatite Delta, oferecendo o exame de sorologia. É que algumas pessoas que se contaminaram com a Hepatite B podem também ter adquirido o vírus da Hepatite Delta. Por isso é importante que essas pessoas procurem o Setor de Doenças Crônicas do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) para fazerem o exame gratuitamente.
O projeto está sob coordenação da pesquisadora científica Dra. Márcia Maria Costa Nunes Soares, do Instituto Adolfo Lutz. O mesmo se faz necessário tendo em vista que a associação desses dois vírus pode levar a um quadro clínico mais grave. A doença hepática pode avançar para cirrose ou câncer mais facilmente nos pacientes que possuem os dois vírus. 
A Hepatite Delta é mais comum nas regiões Norte e Nordeste do país, porém a região noroeste e centro-oeste paulista recebe constantemente um fluxo de pessoas que saem dessas áreas onde a Hepatite D é comum. Da mesma forma, muitas pessoas saem do sudeste, mesmo que a passeio e por uma curta temporada, para as regiões Norte e Nordeste. 
A pesquisa considera que as infecções pelo vírus da Hepatite D merecem ser estudadas em várias regiões do país, considerando o fluxo migratório comum no Brasil. Por esse motivo, o projeto contempla diversas cidades da região como Penápolis, Catanduva, Fernandópolis, Andradina, Marília, Araçatuba, Jales, Votuporanga, Santa Fé do Sul e Adamantina.

Procura pelo Serviço Especializado
Os pacientes portadores de Hepatite B, acompanhados pela realização do teste de Carga Viral, devem procurar o Serviço de Saúde Especializado em Doenças Crônicas, e manifestarem o interesse em realizar o exame. 
Em Penápolis o atendimento feito junto ao Cisa, na rua Anchieta 540, centro da cidade. O serviço fica os fundos da Clínica de Especialidades, e o atendimento é feito de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 16h. Interessados devem procurar pela enfermeira Marlene. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3654.2322.
Os pacientes que concordarem participar, assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no qual constam todas as informações necessárias para o paciente. Eles ainda responderão ao questionário epidemiológico, e posteriormente uma amostra de sangue será coletada para a realização do exame de Hepatite Delta. 
O resultado será enviado aos médicos que acompanham cada paciente, e que serão os responsáveis pela comunicação e esclarecimentos que se fizerem necessários sobre o resultado da sorologia. Dessa forma, o paciente não terá nenhuma modificação ou prejuízo no atendimento que recebe na rede de saúde, e sim o benefício de realizar um exame que não é oferecido na rotina. 
Com esse estudo, a equipe que o realiza pretende colaborar para prevenção da doença além de contribuir para o planejamento do tratamento nos serviços de saúde.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade