Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/12/2013

População se assusta com estragos de vendaval

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Confira fotos dos estragos causados pelo vendaval no jornal impresso

DA REPORTAGEM

 

O forte temporal que atingiu Penápolis na noite de quinta-feira (05) causou diversos estragos na cidade. Muitas árvores não resistiram à força do vento e foram derrubadas, inclusive sobre carros. Uma torre de internet instalada no Jardim Tóquio caiu sobre duas residências, apesar dos prejuízos ninguém se feriu.

O temporal começou a se formar na cidade por volta das 20h00, quando nuvens escuras e relâmpagos chegaram, vindos da região leste. As rajadas de vento de 70 km/h, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE do Ministério da Ciência e Tecnologia, assustaram os moradores. A ventania com chuva durou cerca de 20 minutos, em alguns bairros caiu granizo. Apesar do vento forte, o índice registrado não foi de grande intensidade, pois teve rápida passagem.

Após o vendaval, um grande número de estragos foi registrado pela cidade. Na rua Rotary, no Jardim Tóquio, uma torre de 40 metros de altura usada para transmitir sinal de internet se dobrou ao meio e caiu sobre duas residências, atingindo parte do telhado e muros. O estrago só não foi maior porque o ferro se dobrou em várias partes, impedindo que as casas sofressem maior destruição. Na Central de Ambulâncias, recém-inaugurada no recinto de exposições Prefeito Jandira Trench, parte do telhado voou quase 50 metros de distância. Segundo apurado pela reportagem, os funcionários retiraram os veículos de dentro do prédio ao perceberam a aproximação dos ventos fortes, o que impediu que fossem danificados. O prédio da faculdade localizada na avenida Antônio Veronese, no Jardim Brasília também teve parte do telhado danificado. No momento do vendaval não havia alunos, o que evitou acidentes.

 

Bombeiros

Por conta do grande número de ocorrências de quedas de árvores, muitas pessoas pediam auxílio ao Corpo de Bombeiros para desobstrução de vias.

Todo o contingente de folga foi acionado e uma força tarefa montada rapidamente para prestar os serviços de auxílio à população. No total, foram 21 solicitações e 10 intervenções dos soldados. Na rua Otacílio Ferraz Pacheco, no Jardim Santo Antônio, um aposentado de 76 anos teve seu veículo, um GM Zafira, atingido por uma árvores que caiu no momento do forte vento. Os galhos atingiram a parte da frente do veículo, sendo necessário o auxílio do Corpo de Bombeiros para retirá-los. Na avenida Mato Grosso, no Jardim Ipê, uma árvore caiu e atingiu um trailer de lanche e um veículo que estava estacionado no local, causando avarias no estabelecimento e também no carro. Outro caso foi registrado na rua Fernando Ribeiro de Barros, na Vila Martins, um veículo estava estacionado quando uma grande árvore do outro lado da rua caiu e o atingiu, a rede elétrica também foi danificada.

Ainda na Fernando Ribeiro de Barros, na altura da linha férrea, outra árvore de grande porte também foi ao chão e ficou atravessada na rua e por pouco não atingiu a guarita do vigia da cancela existente no local. Em todos os casos foi necessária a atuação dos bombeiros para cortar as árvores e desobstruir as vias, que ficaram interditadas até o início da madrugada. Somente a árvore caída na Vila Martins é que foi retirada no fim da manhã de sexta-feira, quando os agentes da CPFL precisaram substituir o poste e os fios de energia.

 

Limpeza

A sexta-feira foi dia de limpeza para grande parte dos moradores da cidade. Somente ao amanhecer foi possível ter a real noção dos estragos. Quem andou pelas ruas da cidade percebeu o grande número de galhos quebrados e árvores derrubadas. Casos assim também foram registrados na Cidade Jardim, Jardim do Lago, Vila Aparecida, Jardim Eldorado, Jardim Del Rey, Pevi, Pereirinha, Silvia Covas, entre outros. Segundo nota enviada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Penápolis, funcionários da Secretaria de Obras trabalhavam durante toda a manhã para consertar estragos ocasionados no destelhamento da Incubadora de Empresa na rua João Fatori, do campo de bocha do Centro de Lazer do Trabalhador, além da deformação de estrutura metálica do "portal" na avenida Luis Osório, próximo ao cruzamento com a rua Mário Sabino, que foi retirada. Os funcionários trabalharam durante todo o dia na retirada de árvores e galhos por toda a cidade.

Diversos outdoors e luminosos de estabelecimentos comerciais também foram danificados. Do momento do vendaval até o início da madrugada toda a região oeste e noroeste da cidade ficaram sem energia, que só retornou por volta da 01h00. Em alguns pontos isolados a distribuição de energia só foi normalizada no final da manhã. (Rafael Machi)


Confira fotos dos estragos causados pelo vendaval no jornal impresso.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade