Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/09/2010

População prestigia Ato Cívico no Dia da Independência

Detalhes Notícia

As comemorações do Dia da Independência do Brasil, desenvolvidas pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Penápolis no feriado de 07 de setembro, culminaram com um Ato Cívico na Praça 09 de Julho. Diversas autoridades, diretores, professores e coordenadores de escolas estaduais e municipais, pais e alunos prestigiaram o evento, que teve ainda as participações especiais do Tiro de Guerra 02-027 e da Banda Municipal “Maestro José Ferreira Leite”.
Na semana de 01 a 06 de setembro a Secretaria de Cultura e o Tiro de Guerra organizaram com escolas convidadas e centenas de estudantes de todas as idade, o Culto à Bandeira na Praça 09 de Julho.
No dia 07, na solenidade que contou com a apresentação da tropa do TG, o prefeito João Luís dos Santos, o dirigente regional de Ensino, professor Luis Carlos Borges e o Capitão PM Frascá promoveram o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, ao som do hino nacional brasileiro, executado pela Banda Municipal.
O público presente acompanhou atentamente o ato cívico militar – que incluiu o fogo simbólico da Pátria e Guarda da Bandeira – com os Atiradores do Tiro de Guerra, sob o comando do Sargento Fogliatto, que fez a leitura da “Ordem do Dia”. Antes, no ato de acendimento da pira, o Atirador Donizetti fez a leitura alusiva ao “Fogo Simbólico”.
Na ocasião o prefeito João Luís dos Santos, enalteceu o espírito cívico do Dia da Independência e falou das diversas conquistas do povo brasileiro que, de forma democrática, participa ativamente de processos importantes como votar de forma livre e direta para presidente do Brasil, governador de Estado e deputados.
“A proclamação da independência nos deu essas garantias, mas temos muito a conquistar”, disse o prefeito. Na sua avaliação, as conquistas mais recentes estão ligadas também ao processo de inclusão que o governo propõe através de várias ações sociais. “Com isso, milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza, mas sabemos que é possível fazer muito mais”, disse.

Apresentações
Após o ato cívico militar, o público acompanhou diversas apresentações artísticas e culturais desenvolvidas por escolas estaduais e municipais. A Escola Municipal Profª Joana Helena de Castilho Marques, da Vila Formosa, mostrou seu grupo de dança de rua Enigma’s Dance, que nasceu através do Projeto “Escola da Família” e tem a orientação do professor Júlio Cezar Santos Ribeiro e da coordenadora Luciana. Em outubro esse grupo vai representar Penápolis em competição de danças na cidade de Glicério.
A Associação Vila da Infância, que realiza importante trabalho social educativo no município, também fez sua apresentação de dança durante o evento.
O Projeto Fanfarra Mirim, que mobiliza alunos das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) Vila Fátima e Francisco Conte, coordenados pelo instrutor Silvio Bugiga, fez sua apresentação e contou com a colaboração de alguns membros da Banda Jovem Cidadão.
O Coral da Escola Estadual Augusto Pereira de Moraes, sob o comando dos professores Rodrigo e Rosana, também agradou. Com alunos da Escola Dr. Carlos Sampaio Filho integrando o grupo, a apresentação foi abrilhantada pela participação da dupla “Irmãs Lima”, cantando a música Asa Branca.

Reforma Agrária
Ao final do ato o prefeito João Luís votou na proposta do Fórum Nacional Pela Reforma Agrária realizado na Semana da Pátria. Trata-se do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra, quando uma consulta feita ao povo quer saber se este concorda ou não com a limitação da propriedade da terra no Brasil.

Secom – PMP

Foto: O prefeito João Luís, o dirigente regional de Ensino Luis Carlos Borges e o Capitão PM Frascá promoveram o hasteamento das bandeiras

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade