Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/09/2018

População não deve ter contato com morcegos

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Caso um morcego seja encontrado caído, vivo ou morto, deve se impedir o contato de humanos e animais e acionar a Vigilância Epidemiológica

Ao encontrar um morcego em suas residências, os moradores devem ficar atentos e evitar o contato com o animal. É o que orienta o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. A medida é fundamental, pois os morcegos são transmissores do vírus da raiva.
Segundo explicou médico veterinário encarregado do Serviço de Zoonoses, Wilton José de Oliveira, a existência dos morcegos não é efetivamente um problema. “Só há risco quando o animal é encontrado no chão, o que possibilita o contato com animais domésticos ou seres humanos. Neste contato, pode haver a contaminação pelo vírus da raiva”, disse.
“Caso seja encontrado um morcego caído, vivo ou morto, a orientação é para que o morador não entre em contato e que se impeça qualquer outro animal de ter acesso. O ideal é cobrir o morcego com um balde vazio e acionar imediatamente a Vigilância Epidemiológica pelo telefone”, recomendou ele.
O veterinário também disse que o recolhimento do animal é fundamental para que a Vigilância Epidemiológica envie para exames. “Pelos exames detectamos se o vírus da raiva está circulando pela cidade, quais áreas podem estar em risco e quais as ações de prevenção devem ser adotadas”, afirmou. 
Vale ressaltar que os morcegos têm importante papel na preservação ambiental. “Os animais tem uma dieta baseada em frutos e insetos. Os morcegos são conhecidos por consumir até o dobro do seu peso corporal em insetos durante uma noite e por isso, são fundamentais no controle de insetos”, finalizou.
Os telefones de contato da Vigilância Epidemiológica são: 3652-7802/ 3653-5242/ 3652-5593.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade