Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/03/2011

População deve redobrar cuidados com a dengue após o Carnaval

Todos os penapolenses que viajaram durante o feriado de Carnaval devem estar atentos ao aparecimento de sintomas da dengue. A orientação é reforçada para as pessoas que foram para regiões onde há registros recentes da doença.

O alerta da Secretaria Municipal de Saúde é devido ao fato de várias regiões do Brasil apresentarem casos confirmados de dengue. Em Penápolis, nenhum caso de dengue foi confirmado neste ano de 2011. O último caso positivo da doença ocorreu em 26 de outubro de 2010.

"Apesar de Penápolis não apresentar nenhum caso de dengue em 2011, a população precisa continuar colaborando. Sem isso, o poder público não conseguirá manter esses números. A prevenção é a solução. Quem sentir sintomas de dengue não deve se automedicar e sim procurar avaliação médica imediatamente em uma das unidades de saúde do município", orientou o chefe de Serviço da Vigilância, Vlademir Marangoni Filho.

Segundo informou Marangoni, o Ministério da Saúde alerta quanto ao risco de epidemia da dengue em 2011, por isso, em Penápolis, as ações de prevenção estão sendo realizadas diariamente, com a visita de agentes da saúde aos imóveis da cidade para a orientação da população quanto à importância de se prevenir a doença e para eliminação dos criadouros de Aedes aegypti.

 

Sintomas

A manifestação dos sinais da dengue ocorre entre três e 15 dias após a contaminação através da picada do mosquito Aedes aegypti, portador do vírus causador da dengue. Os sintomas da dengue são febre acompanhada de dor de cabeça, dor nos olhos, dor nas articulações, nos músculos, cansaço e manchas na pele. Quem manifestar pelo menos dois destes sintomas deve procurar um médico e informar que esteve viajando para região que apresentava casos positivos de dengue.

 

Prevenção

Além da preocupação com as pessoas que viajaram para regiões com casos de dengue, a Vigilância também pede atenção redobrada com os criadouros nas residências. "Tivemos um feriado de Carnaval chuvoso em Penápolis, isso aumenta o risco de proliferação do mosquito da dengue que encontra água limpa e parada para botar seus ovos", alertou Vlademir Marangoni. Para prevenção é essencial que pelo menos uma vez por semana a pessoa elimine tudo o que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito em sua residência e local de trabalho. Isso porque o ciclo biológico do inseto é de aproximadamente doze dias. Fazendo essa inspeção uma vez por semana, o ciclo é interrompido.

Basta despejar a água no chão, escovar o recipiente e se possível descartá-lo. Para a remoção dos ovos deve-se usar bucha. Inclusive a água nos potes dos animais domésticos deve ser trocada uma vez por dia e o pote, lavado com água corrente e bucha. Uso de repelente no dia-a-dia é importante e deve ser repassado a cada duas horas. Quem ficar ausente de casa por mais de quinze dias deve tampar os ralos e vasos sanitários. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade