
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
19/10/2011
Pontos de coletivo recebem pintura artística

Quem passa pelos principais pontos de coletivo do centro de Penápolis já nota o maravilhoso trabalho artístico que está sendo realizado. Todos os pontos de concreto recebem um fundo azul de pintura e depois é a vez dos artistas plásticos expressarem sua arte em coloridos desenhos. Porém, o mais interessante é que o trabalho artístico está sendo feito pelos usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), mantido pela Unisam (Unidade Integrada de Saúde Mental).
Trata-se do projeto “Caralãmpi – Arte”, desenvolvido pela Unisam por meio do CAPS e em parceria com a Prefeitura de Penápolis. Esse projeto tem como objetivo utilizar a arte para desenvolver a cultura de paz no município, ao mesmo tempo em que a arte também contribui para inserir o paciente no meio social.
O prefeito João Luís dos Santos esteve na Praça dos Fundadores onde acompanhou todo o processo de pintura artística realizado por um grupo de usuários do CAPS. “Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo. A inserção de cultura de paz através da pintura ajudará na socialização dos pacientes e também na diminuição dos atos de vandalismo nos pontos de coletivo”, destacou o prefeito João Luís.
Cada ponto de ônibus recebe a pintura com tema diferente, levando em consideração o local em que se encontra. O ponto de coletivo localizado em frente ao Santuário, por exemplo, recebeu a pintura com o tema “São Francisco de Assis”.
Reivindicação
Segundo a encarregada técnica da Unisam, Isabel Cristina, a ideia do projeto começou após um munícipe reivindicar por melhorias nos pontos de ônibus, já que estavam pichados. A instrutora de artes plásticas, Sônia Zaramello e a assistente social Eunice Teodoro se prontificaram a mudar esse cenário vandalizado e enviaram a proposta do projeto “Caralãmpi – Arte” para o prefeito João Luís dos Santos.
O prefeito aprovou o projeto e colocou a Prefeitura à disposição do que fosse preciso, tendo o apoio do encarregado do Transporte Coletivo, Fernando Catelan. O secretário de Administração Evandro Henrique Moreira viabilizou 108 litros de tintas látex, pincéis e rolos de pintura e a Secretaria de Obras fez a limpeza dos pontos de ônibus para receberem a pintura artística.
O projeto “Caralãmpi – Arte” amplia os laços sociais e intensificam as possibilidades de convivências dos usuários do CAPS, que em grande maioria, tem dificuldade de relacionamento e de interação social. “A partir do momento em que o usuário do CAPS está pintando o ponto de ônibus e ganha um elogio, ele se sente capacitado, isso aumenta a sua auto-estima e o ajuda na inserção social”, disse Isabel Cristina.
O prefeito joão Luís ao perceber os resultados que já aparecem nos pontos de ônibus e sabendo da importância da arte para os usuários do CAPS, propôs à encarregada Isabel Cristina, que o trabalho de pintura seja estendido para a fachada da Unisam e também para a quadra de skate do Parque Maria Chica.
Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Paróquias de Penápolis celebram o novo Papa dos católicos
CIDADE E REGIÃO
Unidades: pedido defende reabertura de ecopontos aos domingos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.