Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/04/2023

Polícia Civil apreende adolescentes de 14 e 15 anos após ameaça de massacre em escola em Araçatuba

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Armamento apreendido com um adolescente de 14 anos, suspeito de ser o executor do possível massacre

DA REDAÇÃO

A Polícia Civil de Araçatuba (SP) apreendeu dois adolescentes, um com 15 anos e outro com 14 anos, investigados por possível envolvimento em ameaça de massacre em uma escola estadual da cidade, feita no início da semana, depois do atentado por outro adolescente que vitimou uma professora em São Paulo.
As ações aconteceram entre quinta (30) e sexta-feira (31), para o cumprimento a dez mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Os alvos foram sete adolescentes e uma criança de 11 anos, com a qual foi apreendida uma réplica de uma pistola.
Também foram apreendidos os celulares de duas adolescentes investigadas por manter contato com o suposto mentor do massacre, o adolescente que completou 15 anos neste mês e que foi apreendido ontem.
A investigação foi coordenada pela DIG/Deic (Delegacia de Investigações Gerais da Divisão Especializada de Investigações Gerais), que após a instauração de inquérito com base na denúncia, levantou informações sobre os supostos simpatizantes que poderiam colaborar para massacres como o ocorrido na Vila Sônia, em São Paulo.

Buscas
Por volta das 11h de quinta-feira as equipes da DIG, da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e do GOE (Grupo de Operações Especiais) da Deic saíram às ruas para dar cumprimento a seis mandados de busca, à procura de provas sobre o planejamento do suposto atentado na escola estadual Nilce Maia Souto Melo.
Na casa do adolescente de 15 anos, suspeito de ser o autor da divulgação do anúncio do possível massacre, os policiais encontraram um caderno com conversas e símbolos nazista e racista. Também havia conversas do tipo no celular dele, que tinha participação ativa em vários grupos de redes sociais relacionados ao tema.

Menina
Foram feitas buscas na residência de uma adolescente de 15 anos, que mantinha contato com ele, e no celular dela havia conversas sobre mortes, por isso o aparelho foi apreendido para ser periciado.
O menino e a menina foram apresentados no plantão policial acompanhados dos responsáveis. A adolescente foi liberada após o registro e o delegado que presidiu a ocorrência representou pela apreensão do adolescente.
Para a autoridade policial, a conduta dele foi tipificada pelo ato infracional semelhante aos crimes de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, com pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa; e fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo, que tem pena de até 5 anos de prisão.
De acordo com o que foi apurado, o pedido de internação foi apresentado à Promotoria da Infância e Juventude, que foi favorável, e a Vara da Infância e da Juventude determinou a apreensão. Após ser ouvido, ele foi encaminhado a uma unidade da Fundação Casa.

Réplicas
Dando sequência às investigações sobre o possível massacre em uma escola de Araçatuba, as equipes da DIG/Deic com apoio da Dise, retornaram às ruas por volta das 16h de hoje para dar cumprimento a mais quatro mandados de busca e apreensão em endereços de possíveis apoiadores do adolescente apreendido.
Um dos alvos é um menino de 11 anos. Ele não estava na residência durante as buscas, mas foi encontrada uma réplica de pistola. Equipes também estiveram na casa de uma adolescente de 14 anos, que teve o celular apreendido por ter registrado conversas sobre eventual atentado e também conteúdo racista. 

Executor
O outro adolescente apreendido durante a operação tem 14 anos, é apontado como possível executor do plano e tinha farto material na casa dele, incluindo uma espingarda de pressão aparentemente adulterada para disparo de munição de calibre 22.
A arma estava no quarto dele, junto com duas facas, um canivete, uma luneta para espingarda, duas armas de airsoft realísticas, sendo uma espingarda calibre 12 e uma submetralhadora. Também foi recolhida uma munição de calibre 380 intacta, uma cápsula de 380 e uma cápsula com projétil de munição calibre .50.

Livros
Ainda durante as buscas na casa do adolescente investigado a polícia apreendeu um livro escrito em inglês, com instruções para fabricação de armas artesanais e explosivos e livros contendo símbolos nazistas.
A polícia também recolheu um pen drive, a CPU do computador do investigado, que tinha como papel de parede imagem grupo terrorista IRA (Exército Republicano Irlandês), que serão enviados para perícia junto com o celular do investigado, que registrava várias mensagens sobre o eventual massacre e conteúdo nazista e racista.
Todo material apreendido foi apresentado no plantão policial junto com o adolescente e, nesse caso, o delegado que presidiu a ocorrência também representou pela apreensão dele, pelo ato infracional análogo ao crime de posse irregular de munição.
A polícia seguirá com as investigações e tentará identificar outros possíveis adolescentes que mantinham contato com esses que já estão identificados, para disseminação desse tipo de conteúdo. 

(Com informações Hojemais Araçatuba)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade