Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/06/2018

Polícia quer DNA para confirmar corpo de idosa desaparecida

DA REPORTAGEM

A Polícia Civil da cidade de Aparecida afirmou nesta terça-feira (26) que irá aguardar o exame de DNA para se certificar de que a ossada encontrada na semana passada naquela cidade, seja realmente da penapolense Berenice dos Santos Silva que se perdeu da família durante uma excursão ao Santuário Nacional de Aparecida em dezembro de 2017 e que ficou desaparecida desde então. 
Familiares da idosa, de 85 anos, confirmaram à reportagem do DIÁRIO nesta segunda-feira (25) que os pertences encontrados junto à ossada são dela.
Por telefone, o delegado de Aparecida, Adilson Marcondes, esclareceu que a ossada foi encontrada ainda na última quinta-feira (21) quando funcionários da Basílica faziam a limpeza de uma área pertencente ao Santuário.  O local, na região do Porto Itaguaçu, fica a pouco mais de um quilômetro da igreja, onde Berenice havia sido vista pela última vez. 
Segundo ele, junto à ossada, os funcionários encontraram a blusa, óculos, pulseira e dentaduras. “Fotos destes objetos foram enviadas para a família, que sinalizou ser da idosa. A confirmação se deu nesta segunda-feira quando, a nosso pedido, alguns parentes vieram a Aparecida e fizeram o reconhecimento formal dos objetos e da roupa”, destacou. 
Marcondes ressaltou que a família forneceu material genético para ser comparado com o material extraído da ossada a fim de que seja feito o exame de DNA. “O material foi colhido e enviado para São Paulo. Apesar do reconhecimento dos objetos, somente o exame poderá confirmar de que se trata de dona Berenice”, destacou. Não há previsão de quando o exame ficará pronto.

Investigação
O delegado, que também investiga o caso junto à Delegacia Geral de Investigações (DIG) de Guaratinguetá, explicou que não descarta qualquer possibilidade sobre o que possa ter ocorrido com a idosa. 
Segundo ele, a ossada encontrada será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo para que exames complementares possam ser feitos no material. “Queremos saber se a ossada encontrada apresenta algum tipo de violência e se há alguma pista que nos indique o acontecido. Enquanto os laudos finais não nos forem enviados manteremos nossa linha de investigação inicial. Somente depois deste processo é que poderemos tomar alguma linha diferente”, informou. 
Berenice estava desaparecida desde o dia 23 de dezembro quando participava de uma excursão na Basílica Nacional de Aparecida, que recebe milhões de fiéis católicos todos os anos. No dia em que desapareceu, ela estava com uma das filhas aguardando o momento de retornar ao ônibus que viajariam para Penápolis. Enquanto esperava Berenice teria pedido para a filha comprar uma sombrinha para ela, porém ao retornar, não encontrou mais a mãe.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade