Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/06/2012

Polícia orienta sobre aumento de furtos em residências

DA REPORTAGEM

Mais dois furtos foram registrados na tarde de terça-feira (26), em residências enquanto os proprietários estavam ausentes. Ambos ocorreram no mesmo bairro, os bandidos entraram nas residências e levaram diversos objetos. O primeiro  ocorreu na rua João Barthman, no residencial Mário Sabino, quando uma professora de 54 anos se ausentou na hora do almoço e retornou por volta das 16h00. Ao chegar,  percebeu que a janela da sala havia sido quebrada, e a casa estava toda revirada, e que haviam sido roubado um aparelho de som, uma câmera filmadora, um televisor de 32 polegadas, câmera digital, um computador, jóias e diversos produtos de higiene pessoal. Ela registrou a ocorrência, informando à Policia que não possui suspeitos para o crime. O segundo também ocorreu  à tarde, na rua Américo Pinto, na casa de um torneiro mecânico de 47 anos. Consta no B.O que ele se ausentou logo após o almoço,  e ao retornar por volta das 17h30, reparou que a janela da cozinha havia sido arrombada e a casa também estava revirada. A vítima informou à polícia que foram roubados  uma televisão, notebook, diversas jóias e a bolsa de sua esposa que continha diversos documentos pessoais. Segundo consta no B.O, a vítima informou  que talvez os bandidos tenham utilizado um machado para arrombar a janela e entrar na casa. Segundo levantamento realizado pela reportagem do DIÁRIO,  no mês de junho foram registrados  cerca de 17 furtos às residências da cidade. Segundo dados da Polícia Militar, foram registrados no mês passado aproximadamente 21 ocorrências de furtos.  Estabelecendo uma média em relação ao mesmo período dos anos anteriores  - em 2011 a cidade teve 18, e em 2010 foram cerca de 21 furtos.  Penápolis já registrou maior número de furtos de residências em outros períodos. Em abril de 2011, por exemplo, foram feitos cerca de 30 boletins de ocorrência desta natureza, e em junho de 2010 foram registrados cerca de 28 ocorrências.

Mais segurança
Para o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, capitão Carlos Fernando Frascá Filho, o aumento no número de furtos em residências, que tem crescido nos últimos dias, pode ter relação com a atual Legislação que acaba sendo ‘branda’, podendo oferecer ao infrator a vantagem da fiança, por exemplo. “Quando realizamos o flagrante, muitas vezes o indivíduo que cometeu o furto acaba tendo a Legislação a seu favor e ele acaba sendo solto, o que acaba gerando uma insegurança para a população”, comentou. Segundo ele, a Polícia Militar tem se empenhado em realizar o trabalho preventivo, mas que é muito importante que a própria população tome alguns cuidados com a casa, como por exemplo, a instalação de equipamentos de segurança. “Na verdade o melhor seria que estivesse sempre alguém em casa, mas, se isso não for possível é importante que a pessoa sempre tome outras medidas, como cerca elétrica na residência, uma proteção com arames, enfim, algo que vá dificultar a entrada de alguém no quintal da casa e por sua vez o interior da residência”, disse. Ainda segundo ele, outra medida importante é a relação com vizinhos. “Quando uma pessoa vai ficar fora de casa, peça para um vizinho de confiança olhar sua casa, isso é importante para que, caso ele perceba alguma movimentação estranha, possa acionar a Polícia Militar através do 190”, falou. O capitão ainda finalizou ressaltando que a polícia está sempre empenhada em ajudar a população. “Temos muita satisfação em poder devolver um produto de furto para seu dono, acima de tudo, somo humanos que também trabalhamos muito para comprar nossos pertences, mas, ressalto que estamos intensificando as fiscalizações e o trabalho preventivo para este tipo de situação”, finalizou. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade