Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/03/2015

Polícia Militar: Major visita Penápolis e apresenta novo comando

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O Major Eurico, comandante do BPM/I de Araçatuba visitou Penápolis para conhecer a atuação da PM local

DA REPORTAGEM

O novo comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Interior - 2º BPM/I – de Araçatuba, Major Eurico, esteve na tarde de ontem em Penápolis para um encontro, realizado na Câmara Municipal com policiais da 2ª Companhia da PM. Cerca de 60 policiais dos oito municípios da comarca estiveram presentes.  Segundo o major, o objetivo do da reunião foi o de delinear as funções institucionais do comando da corporação. Segundo explicou, em janeiro, quando o coronel Ricardo Gambaroni assumiu o comando geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, novas metas dentro da PM foram definidas neste ano. “Desta forma, estamos passando por todas as Companhias com o objetivo de conversar com os policiais militares e assim alinharmos estas determinações com a realidade de cada área”, comentou. O major explicou que ao assumir o comando do 2º BPM/I, fez questão de estar mais próximo dos policiais. “Meu avô e meu pai já foram policiais militares, sendo que meu pai também teve a honra de comandar o batalhão, então estou motivado para este novo desafio. Desta forma, quis me apresentar nas Companhias, apresentando nosso perfil para este comando, podendo conhecer os problemas de cada um e assim trabalhar da melhor maneira possível com cada uma de nossas Companhias”, ressaltou. 
Para o Major, a Polícia Militar de Penápolis tem exercido bem sua função através de seus comandantes, podendo sempre contar com o empenho dos policiais, que têm se dedicado ao cumprimento de suas funções. “Temos aqui na cidade o Capitão Flauzino, que tem se mostrando bastante dinâmico e participativo, juntamente com o Tenente Zambrosi, além de todos os policiais que estão bastante motivados, por exemplo, na cobertura dos jogos do Penapolense, onde contamos com grande efetivo de policiais que desempenham bem suas funções”, disse. Para ele, o trabalho precisa ser desempenhado em equipe. “Sem uma equipe empenhada e bem preparada não fazemos nada. Com uma equipe como esta que temos em Penápolis tenho a certeza que quem ganha é à população”, enfatizou. 

Roubos
O Major Eurico destacou também a questão de roubos que têm ocorrido na cidade. Entre os anos de 2013 e 2014 houve um aumento de casos registrados no município, com 95 e 104 casos registrados respectivamente. No comparativo entre os meses de janeiro de 2015 com o mesmo período de 2014, também houve aumento, subindo de nove no ano anterior para 15 neste ano. Ele reconheceu a preocupação em relação aos casos de roubos na cidade, principalmente porque costuma causar um trauma para a vítima. “Uma pessoa que é vítima de roubo por meio de ameaça com arma de fogo e até mesmo com agressão, teme assim também a população”, comentou. Para ele, o mais importante é a atuação da polícia para identificar e prender os autores deste tipo de ação criminosa. Nesta linha, ele citou a prisão ocorrida neste fim de semana em Penápolis de dois indivíduos acusados de roubos, sendo, inclusive, um deles conhecido nos meios policiais. “Não somente esta prisão, mas através de outras de pessoas que já são conhecidas nos meios policiais pelas mesmas práticas teremos esta redução natural no número de casos. Mas temos que ressaltar que isso tudo é fruto da atividade dos próprios policiais de Penápolis, porque eles também moram na cidade e assim também se sentem incomodados com a situação, indo até o final, levantando as informações e se empenhando na prisão dos acusados”, ressaltou. 

Dejem
Outro fator que tem contribuído para a sensação de segurança no município é a atuação da Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM), que permite aos policiais militares trabalharem voluntariamente em suas folgas, com direito a uma remuneração adicional, com isso o número de policiais militares nas ruas é maior do que semente o efetivo empregado no dia-a-dia. “Quando há mais viaturas nas ruas, e assim maior visibilidade da Polícia Militar, que é nossa característica, a população se sente mais segura, desta forma intimidamos ainda a prática de crimes, porque quando a pessoa está prestes a praticar um crime e vê estes policiais fazendo a abordagem de pessoas e veículos suspeitos, este criminoso deixará de praticar sua ação”, relatou. 
Para ele, a formação de novos homens contribui com a ação da Polícia Militar, que sofre um déficit em seu efetivo. “Este déficit é em todo o estado, entretanto, o interior está prestes a ganhar um campo de formação com capacidade para formar até mil policiais. A partir do momento em que tivermos esta formação, teremos também a queda nos índices de criminalidade. A Polícia Militar tem ciência deste problema e trabalha para resolver esta situação. O próprio Governo do Estado também está sensível a esta situação, por isso tem tomado medidas bastante positivas, como a DEJEM e a abertura de novas vagas para suprir tudo isso”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade