Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/06/2018

Polícia Civil realiza operação contra quadrilha de assaltantes

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Na época do roubo, a sede da empresa Protege teve seu fundo destruído com a explosão causada pelos bandidos

DA REPORTAGEM

A Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira (28) a operação “Homem de Ferro” com objetivo de prender acusados de envolvimento com o mega-assalto ocorrido em outubro do ano passado a uma empresa de valores em Araçatuba. Os bandidos aterrorizaram os moradores próximos com a ação, que teve o disparo de armas de grosso calibre e até a explosão do prédio para acessar o cofre da empresa, do qual levaram cerca de R$ 10 milhões. 
A operação de ontem, comandada pela Delegacia Seccional de Araçatuba, foi realizada em diversas cidades da região. Segundo o apurado, policiais civis iniciaram os trabalhos nas primeiras horas da manhã. A concentração ocorreu em Araçatuba e grupos se articularam em algumas cidades da região para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Entre as cidades envolvidas estão Birigui e Glicério. Ao todo foram expedidos 171 mandados judiciais, sendo 24 de prisões temporárias e 147 de busca e apreensão. Eles são cumpridos em Araçatuba, São Paulo, grande São Paulo, região de Campinas, Piracicaba, Rio Claro, Presidente Prudente e em cidades do Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí e Minas Gerais. Em Araçatuba, pelo menos uma pessoa foi apresentada na Central de Flagrantes. Diversos objetos também foram apreendidos, entre eles uma máquina caça-níqueis. 
A polícia divulgou que, na cidade de Rio Claro, a operação prendeu o homem que teria matado a tiros o policial civil André Luís Ferro durante a ação de roubo em Araçatuba. Com ele foi encontrado R$ 30 mil. O nome da operação é uma referência ao super herói e também ao sobrenome do policial.
A quadrilha também é suspeita de praticar crimes em outras cidades do Brasil e até no Paraguai. Eles utilizavam o mesmo modo operante do praticado em Araçatuba. As investigações da polícia iniciaram logo após o mega-assalto e a suspeita é que a quadrilha recrutava pessoas para as ações em diferentes cidades a fim de dificultar as investigações da polícia. Após os roubos, cada integrante retornava para sua cidade. 

Assalto
O assalto, que chamou a atenção das grandes mídias nacionais, ocorreu no dia 16 de outubro. Na ação, os bandidos fortemente armados dispararam contra o quartel do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior) de Araçatuba, além de atearem fogo em dois caminhões particulares para evitar que viaturas deixassem o local. O fogo dos caminhões atingiu a rede elétrica, deixando a PM sem qualquer comunicação via rádio e por telefone.
Já passava da 01h00 quando os bandidos explodiram o prédio da empresa Protege que trabalha no transporte de valores. Moradores do bairro Santana, onde fica a empresa, relataram que, ouviram quatro grandes explosões. O grupo teria ficado no local por cerca de 40 minutos. Diversos disparos foram ouvidos por moradores em diferentes partes da cidade. Ao amanhecer, policiais encontraram nas proximidades da empresa, diversas munições de diferentes calibres e até mesmo de fuzil calibre ponto 50, considerado antiaéreo, além de diversas dinamites.  
Os criminosos chegaram a bloquear várias ruas ao redor do prédio da empresa de valores para impedir a chegada de reforços. A quadrilha chegou a utilizar um caminhão canavieiro para bloquear a pista da rodovia Marechal Rondon, no sentido Birigui/Araçatuba. Na ação, foram utilizados pelo menos 13 veículos e 40 pessoas estariam diretamente envolvidas no assalto.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade