Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/03/2015

Polícia Civil alerta para golpes aplicados com cartões bancários

DA REPORTAGEM

A Polícia Civil de Penápolis está chamando a atenção das pessoas sobre um golpe que tem sido aplicado na cidade e tem dado grande prejuízo às vítimas: o golpe do cartão bancário. Na última semana, três idosos, com idades entre 70 e 80 anos, foram vítimas de um grupo que se passou por funcionários do Banco do Brasil. Na ação, eles vão até à casa da vítima e conseguem pegar informações bancárias, como senha, e até o cartão da pessoa para realizarem saques posteriormente. De acordo como delegado do 1º Distrito Policial da cidade, Heweraldo Weber Gonçalves, as ações dos criminosos ocorreram em menos de 24 horas. Ele explicou que os golpistas entram em contato com a vítima dizendo ser funcionário do banco e que precisam fazer o recadastramento da pessoa. “Desta forma, o golpista alega que precisa também fazer a substituição do cartão da vítima para que ela continue sacando seu benefício. Assim, eles conseguem o endereço e vão até a casa realizar o trabalho”, comentou. Em dois dos casos, os bandidos chegaram a falar o nome de um funcionário do banco. “Isso serve para a vítima ganhar mais confiança durante a ligação e assim ir passando algumas informações que os golpistas necessitam, é uma estratégia para enganá-las”, ressaltou. O delegado explicou também que quando os golpistas chegam à casa da vítima, sempre bem vestidos, começam a conversar como se estivessem realizando o procedimento de recadastramento, chegando a solicitar o cartão e a senha da conta. “É justamente durante esta conversa que os estelionatários ganham a confiança das vítimas. Além de estarem bem trajados, se mostram bastante íntimos até conseguirem tudo o que querem da vítima, que acaba caindo na conversa destas pessoas e passam todas as informações”, disse. 
Neste momento e para ‘comprovar’ que o procedimento estava feito, os golpistas, sem que a vítima perceba, tiram outro cartão e o quebram na frente dos idosos, dizendo que não tinha mais validade. Já de posse dos cartões das vítimas os criminosos passam a fazer saques nos caixas eletrônicos, cujos valores variavam de R$ 500 a R$ 1 mil.
No entanto, o que chamou a atenção da polícia é que os saques foram realizados em agências do BB de Promissão e Lins. “Ainda não sabemos o motivo deles escolherem estes bancos fora de Penápolis, porém já entramos em contato com estas agências pedindo as imagens do circuito interno de segurança dos dias em que estiveram no local fazendo os saques”, afirmou o delegado. 
Segundo Heweraldo, um inquérito já foi instaurado com o depoimento das vítimas. Com isso, os inquéritos serão encaminhados para as delegacias de Promissão e Lins, que deverão investigar os golpes. “O Banco do Brasil alerta que não faz contato com os clientes por telefone para recadastramento ou qualquer outro procedimento, tudo é feito somente na própria agência da pessoa. Outro alerta é de que nem mesmo funcionários são autorizados a pedir a senha, que deve ficar somente com o próprio cliente, não devendo ser repassado a ninguém. Por isso estamos alertando as pessoas para que não caiam em golpes como este, devendo haver mais atenção”, finalizou o delegado.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade