Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/01/2013

PM prende quatro suspeitos de explodirem caixa bancário

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os caixas eletrônicos ficaram destruídos com a explosão

DA REPORTAGEM

 

A Polícia Militar prendeu na manhã de ontem quatro pessoas suspeitas de envolvimento na explosão de dois caixas eletrônicos em uma agência bancária de Barbosa, um quinto elemento conseguiu fugir durante a ação. Na casa onde estavam os suspeitos, a polícia encontrou armas, munições e uma pequena quantidade de emulsão – massa explosiva utilizada em bananas de dinamite. No fim do mês de dezembro, bandidos já haviam tentado explodir o caixa eletrônico, mas a bomba falhou.

Segundo o apurado pela reportagem do DIÁRIO, a explosão ocorreu por volta das 04h30 no banco Bradesco, quando vizinhos ouviram o barulho e chamaram a Polícia Militar. Os policiais daquela cidade foram ao local e acionaram policiais de Penápolis e Avanhandava para auxiliar nas buscas dos bandidos. Durante as diligências pela cidade e nas proximidades, os policiais avistaram na rodovia Assis Chateaubriand, duas pessoas em atitudes suspeitas em um Ford Escort, branco, que ao ver a viatura empreenderam fuga, sendo seguidos pelos PMs. Durante a ação, os suspeitos tentaram se esconder na residência onde estavam alojados, em um clube de pesca próximo à prainha de Borbosa. A PM cercou o local, mas conseguiu abordar apenas um suspeito, o outro fugiu entrando em uma mata próxima ao local. No imóvel onde eles estavam a PM encontrou uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 38, além de cartuchos intactos.

 

Outras prisões

Durante buscas realizadas no primeiro imóvel, a PM recebeu a informação de que na casa ao lado poderia haver mais suspeitos de envolvimento no crime. Assim os policiais adentraram na casa, abordando mais três suspeitos que estavam escondidos e encontraram diversos pés-de-cabra, mascaras "ninjas" e uma pequena quantidade de emulsão explosiva, um cordel detonante, usado para acionar o explosivo. Os policiais encontraram um veículo VW Gol, branco, que havia sido furtado na cidade de Sumaré (SP) e estava com placas clonadas e um Ford Pampa, também com placas de Sumaré. Três dos suspeitos seriam da região de Campinas, e o quarto envolvido é um caseiro de Barbosa. Eles foram presos e encaminhados para a Delegacia daquela cidade, onde foram ouvidos e depois levados para a Cadeia Pública de Penápolis. As armas, veículos e demais objetos encontrados na residência foram apreendidos e encaminhados para o Instituto de Criminalística, onde passarão por perícia. Durante toda a ação o Helicóptero Águia, da Polícia Militar de Araçatuba, também esteve auxiliando nas buscas. Segundo a polícia, os suspeitos serão indiciados inicialmente por furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo, receptação e formação de quadrilha. Quanto ao caixa eletrônico, até o fechamento desta edição o Banco Bradesco não havia informado se os bandidos haviam levado alguma quantia em dinheiro. O caso será investigado.

 

Tentativa de explosão

No dia 28 de dezembro, bandidos já haviam tentado explodir os caixas eletrônicos do banco Bradesco de Barbosa utilizando uma banana de dinamite, porém, sem sucesso. A bomba permaneceu no equipamento até ser retirada para ser detonada numa operação especial montada pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) de São Paulo. Uma testemunha viu quando um veículo de cor preta parou defronte o banco, momento em que três indivíduos saíram do veículo com "pés de cabra". A Polícia Militar que foi acionada ao chegar ao local não conseguiu localizá-los, mas constatou que um dos caixas eletrônicos havia sido arrombado, mas nada havia sido levado. Eles verificaram que dentro do compartimento onde é retirado o dinheiro havia sido colocado uma banana de dinamite, que seria utilizado na tentativa de explodir o caixa. Diante da ameaça de explosão o quarteirão onde fica a agência foi isolado, impedindo o funcionamento comércio da localidade. A Perícia Técnica esteve no local realizando as primeiras averiguações e uma equipe do GATE foi acionada para retirar a bomba do imóvel, sendo utilizado um robô especial para este tipo de operação. Após a retirada da dinamite, o explosivo foi detonado na própria praça da cidade, próximo da agência, utilizando técnicas de segurança para a explosão do artefato. A Polícia Civil trabalha agora para saber se os bandidos presos na manhã de ontem são os mesmos que já haviam tentado explodir o caixa no final do mês passado. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade