Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/12/2013

PM encontra caminhões adulterados e quadrilha é presa

Rafael Machi
Detalhes Notícia
No galpão da oficina foram encontrados quatro caminhões adulterados, um deles foi roubado em São Paulo

DA REPORTAGEM

 

A Polícia Militar de Penápolis prendeu na manhã de ontem quatro pessoas, de 52, 45, 34 e 31 anos, suspeitas de envolvimento com uma grande quadrilha do Estado que realiza adulteração de caminhões. Segundo apurado, os veículos eram trazidos de São Paulo para uma oficina localizada no Parque Industrial, onde eram feitos os trabalhos de adulteração de chassis e das próprias características dos veículos. O esquema foi descoberto depois que a PM abordou os indivíduos na oficina localizada na rua Francisco dos Santos. A PM recebeu uma denúncia, na tarde de quarta-feira (04) informando que um caminhão estaria sendo trazido da capital para o esquema e que o mesmo estaria sendo escoltado por um veículo de uma empresa de distribuição de peças e que três pessoas envolvidas ficariam hospedadas em um hotel até a transação ser concluída. Diante das informações, os policiais montaram um forte esquema para descobrir o trabalho da quadrilha e realizar as prisões. Na madrugada, policiais a paisana constataram que, de fato, os veículos descritos na denúncia estavam no estacionamento do hotel. Na manhã de ontem, os policiais aguardaram o caminhão sair do hotel e seguiram até seu destino, juntamente com o veículo da empresa da capital. A abordagem dos envolvidos foi realizada quando o caminhão adentrou ao pátio da oficina localizada no Parque Industrial. O motorista do caminhão, os dois indivíduos do veículo de escolta e o dono da oficina foram presos. Uma pessoa conseguiu fugir pelos fundos da oficina. Ao realizarem a averiguação, os policiais constaram que quatro caminhões estacionados no pátio da oficina eram adulterados, sendo um deles produto de roubo na capital. Eles perceberam que as placas contidas nos caminhões não coincidiam com os números de chassis, constatando as fraudes.

 

O esquema

A polícia suspeita que os caminhões eram trazidos da capital para serem adulterados na oficina. Eles utilizavam caminhões envolvidos em acidentes para realizar modificações e trocas de peças dos mesmos. A suspeita é de que quando um caminhão se envolvia em um acidente e era constatada a perda total do veículo a quadrilha trazia para Penápolis. Com isso, outro caminhão com as mesmas características era furtado ou roubado na capital e também trazido para a cidade. Na oficina a quadrilha usava a cabine e carroceria do caminhão roubado e os montava no chassi do caminhão acidentado. Para ajudar na legalização a polícia acredita que documentos eram emitidos assim o caminhão adulterado pela quadrilha ficava legalizado para rodar. Por se tratar de um esquema de adulteração de caminhões, a suspeita é de que os veículos eram revendidos, pois apresentavam documentos, placas e chassis legalizados. Na oficina foi encontrado o baú de um caminhão frigorífico. Acredita-se que ele seria colocado no chassi de outro caminhão para que posteriormente fosse vendido. A PM apreendeu ainda um recalque, utilizado para modificar chassis de veículos. Três dos envolvidos presos são de São Paulo e possuem passagem na polícia por receptação e furto. Dois deles também possui passagem por roubo de caminhão, o quarto preso é o proprietário da oficina. Até o fechamento desta edição, o caso ainda estava sendo apresentado na Delegacia do Município. A princípio, os acusados responderão por receptação. Eles seriam encaminhados para a Cadeia Pública de Penápolis, onde ficarão à disposição da Justiça. Um inquérito vai ser instaurado e o caso investigado. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade