Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/08/2019

Plantão de biometria tem vagas ocupadas por eleitores

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação

DA REPORTAGEM

A 87ª e a 289ª Zonas Eleitorais (ZE) de Penápolis – que abrangem Penápolis e as cidades da comarca respectivamente – realizarão hoje (10) o Plantão da Biometria para o recadastramento biométrico de seus eleitores. O atendimento será das 8h às 13h, entretanto o cadastramento só ocorrerá mediante agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) – www.tre-sp.jus.br . Entretanto, devido a grande procura dos eleitores de Penápolis e da comarca, não há mais vagas disponíveis para atendimento de hoje durante o plantão.
O chefe do Cartório Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, explicou que, apesar do tempo em que o cadastramento já vinha sendo realizado e o prazo final para o eleitor realizar o processo, poucas pessoas vinham procurando o cartório para o recadastramento. 
Com a proximidade do fim do prazo, previsto para dezembro deste ano, a procura tem crescido consideravelmente. “Para o plantão deste sábado realizaremos somente o atendimento agendado, sendo que as vagas já foram completadas para isso. Lembramos que ainda restam vagas para outros dias durante a semana, o que pode ser uma boa opção para o eleitor aproveitar a oportunidade para fazer seu cadastramento biométrico dentro dos horários disponíveis”, afirmou. 
Vale lembrar que o trabalho segue até dezembro deste ano. Para a próxima eleição municipal, em 2020, a votação já deverá ocorrer com a biometria obrigatória na identificação do eleitor.
O número de eleitores que ainda precisa fazer o cadastro biométrico é grande. Somente em Penápolis, pelo menos 24 mil eleitores precisam realizar o processo. “Estamos há muito tempo realizando este cadastramento, mas infelizmente as pessoas deixaram para a última hora e hoje a quantidade para atendimento é além da capacidade para o tempo previsto”, afirmou Pereira. 
Dentro deste contexto, ele explicou que restam cerca de 92 dias úteis até o fim do prazo para o cadastramento biométrico. Levando em conta a quantidade de pessoas que ainda precisam fazer, somente em Penápolis, com os dias úteis restantes, seria necessário o atendimento de, pelo menos, 260 pessoas por dia. “Entretanto, hoje o cartório tem capacidade para atender apenas 120 pessoas por dia. Estamos buscando maneiras de reforçar o atendimento, mas chegar à meta estipulada é algo muito difícil. Por isso, desde o início, vínhamos reforçando a informação na imprensa da necessidade de buscar o cartório o quanto antes, já que este fato era previsível e poderia afetar diretamente o eleitor que deixasse para os últimos meses”, enfatizou o chefe do cartório de Penápolis. 

Falta
Outro problema informado por ele é com relação aos agendamentos realizados via internet, mas que o eleitor deixa de comparecer para a efetivação do cadastro. Pereira aproveitou a oportunidade para pedir que a pessoa compareça em seu dia e horário agendado. “Infelizmente estamos tendo problema com pessoas que agendam seu cadastramento, mas não comparecem para o procedimento, que dura menos de 15 minutos. Isso faz com que a agenda, que poderia ser aproveitada por outro seja perdida”, disse.

Biometria
Como o cadastramento biométrico segue normalmente, os interessados em realizar o agendamento podem entrar no site do TRE-SP (www.tre.sp.jus.br) para o agendamento. “Este processo é feito para que a pessoa compareça ao Cartório Eleitoral com data e horário marcado, evitando filas. O agendamento é feito já para as próximas semanas com a abertura de novos dias e horários conforme a necessidade”, destacou. 
Os eleitores que não comparecerem ao cartório eleitoral até o prazo final terão seus títulos cancelados, o que impede a participação nas eleições, a obtenção de empréstimos em bancos oficiais, a inscrição em concursos públicos, a emissão de passaporte e restrições no CPF.

O que é a biometria?
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. 
O leitor biométrico da urna eletrônica confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade