Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/01/2013

Plano de Governo: Em SP, Célio pleiteia programas e recursos para qualificação profissional

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Secretário do Trabalho, Carlos Ortiz, informou a Célio e Hugo que autorizou a realização do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego em Penápolis

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, esteve em São Paulo na última terça e quarta-feiras (dias 15 e 16) participando de várias audiências em órgãos do Governo do Estado. Em grande parte delas, Célio tratou de assuntos ligados à qualificação profissional, um dos pontos principais do Plano de Governo da atual gestão municipal. Célio esteve acompanhado na viagem pelo secretário municipal de Desenvolvimento Trabalho e Turismo, Hugo Tadeu Montanari Crepaldi.
Segundo relatou o prefeito, na terça-feira pela manhã eles participaram de um encontro com o Secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Andreu Ortiz. Na oportunidade foram tratados de diversos assuntos, com destaque para a implantação do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) - Frente de Trabalho.
De acordo com Célio, o secretário já acenou positivamente sobre o assunto, ficando já definida a conquista para Penápolis. “O Secretário Carlos Ortiz nos atendeu prontamente com relação a esta nossa reivindicação. Com certeza será de grande importância para as pessoas que se encontram desempregadas”, comentou.
Célio de Oliveira explicou que o PEAD proporciona ocupação, qualificação profissional e renda para trabalhadores desempregados há no mínimo um ano, maiores de 17 anos e residentes há pelo menos dois anos no Estado de São Paulo.
“Isto se dá por meio de uma atividade produtiva e de cursos de qualificação profissional. A pessoa permanece no programa por até nove meses, com jornada de atividades de seis horas diárias, quatro dias por semana. Já no quinto dia a pessoa participa de um curso de qualificação profissional ou alfabetização”, relatou ele. “O participante recebe ainda, mensalmente, uma bolsa auxílio”.
O prefeito afirmou que em breve, assim que forem formalizados os trâmites burocráticos, serão divulgados mais detalhes sobre o programa, inclusive com as datas de inscrição para a população que se enquadra no perfil.

Escola de Profissões
Ainda na audiência com o Secretário Carlos Ortiz, o prefeito Célio pleiteou a viabilização de recursos para a construção de um espaço próprio para a realização de cursos de qualificação profissional, a chamada Escola de Profissões.
Na oportunidade o prefeito falou da existência do CAT – Centro de Aprendizagem e Treinamento – na cidade, e que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Turismo, entretanto salientou ao Secretário de Estado que o prédio onde o serviço funciona é alugado junto à iniciativa privada e que não dispõe de estrutura adequada para a realização das atividades de maneira satisfatória. O prefeito relatou ainda que o município dispõe de áreas para a construção de um espaço adequado para a Escola de Profissões.
“Esta Escola de Profissões deverá abrigar o CAT, o Posto de Atendimento ao Trabalhador, que hoje também funciona em prédio alugado, e demais serviços ligados à formação de mão de obra especializada para o mercado de trabalho”, afirmou.
O Secretário Carlos Ortiz informou o prefeito Célio de que a sua pasta não tem recursos que possam ser destinados a este fim, no entanto o prefeito já manteve outros contatos no mesmo dia em São Paulo, pleiteando os recursos para essa pretendida construção.
“Estamos tratando de fazer gestões junto ao deputado federal Paulinho da Força, do PDT, para que nos ajude a conseguir, por meio de emenda parlamentar, os recursos que precisamos para concretizar este projeto, que está orçado em cerca de R$ 500 mil”.

Outros pedidos
Outros pleitos feitos pelo prefeito Célio e pelo secretário municipal Hugo Crepaldi em São Paulo, foram a formalização de parceria e convênio com a Prefeitura de Penápolis visando a ampliação e dinamização do PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional); implantação do Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho; e implantação do Padef (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), ajudando a estes cidadãos ingressarem no mercado de trabalho.

Secom – PMP

 

Centro Paula Souza viabilizará cursos pelo “Via Rápida Emprego”

Ainda em São Paulo, em busca de oportunidades de qualificação profissional para a população penapolense, o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, e o secretário de Desenvolvimento, Hugo Crepaldi, tiveram uma reunião com dirigentes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia. Eles foram recebidos pelo Gestor de Parcerias e Convênios, André Falchi Bueno, e o Assessor de Planejamento Marçal Franco Santos.
Foi reivindicada a vinda de diversos cursos profissionalizantes para a cidade, por meio do Programa Via Rápida Emprego, em locais descentralizados, atendendo o maior número de pessoas possível, em vários pontos da cidade.
“Estamos finalizando as negociações para trazer à população, gratuitamente, uma enorme gama de cursos por meio do Via Rápida. Muito em breve estaremos informando e inscrevendo os interessados”, contou Célio.
O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo,que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.
“Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas. Será dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, com maior idade, mais baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares”, explicou o prefeito.
“O programa atende aqueles que estão em busca de qualificação profissional, jovens matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, idosos, pessoas com deficiência e beneficiários de programas sociais”, acrescentou ele.
O prefeito disse ainda que o Via Rápida oferece mais de 150 modalidades de cursos gratuitos, com duração de até 90 dias, nas áreas de construção civil, comércio, serviços e indústria, dependendo do tipo de ocupação.
“As aulas poderão ser ministradas em unidades fixas ou em unidades móveis tipo carreta, que são estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador”, finalizou.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade