Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/01/2008

Planejamento: 8º Fórum de Saneamento de Penápolis será em março

Detalhes Notícia

Está marcado para os dias 28 e 29 de março de 2008 a realização do 8º Fórum Municipal de Saneamento Ambiental, cujo tema será “Validação do 1º Plano Municipal de Saneamento Ambiental”. A programação foi definida em reunião da comissão organizadora do 8º Fórum, na última sexta-feira, na sede do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
A escolha do tema considerou a necessidade de aprovação da população ao trabalho que iniciou-se em setembro de 2005, finalizando em janeiro deste ano, com a elaboração de diretrizes para o saneamento, discutidas com um grupo da população durante esses dois anos. O Fórum abordará cinco temas: água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem e educação ambiental. Os debates em grupo ocorrerão no dia 29 de março. “A proposta é que a população tome conhecimento do trabalho, podendo rever ou acrescer diretrizes ao mesmo, que serão transformadas em Projeto de Lei para aprovação do Legislativo”, explicou a diretora administrativa e financeira do Daep, Vera Lúcia Nogueira, que também é membro da comissão. Ela adianta que no período de 03 a 19 de março haverá a apresentação do Plano de Saneamento nos diversos bairros do município, como aconteceu em 2006, na apresentação do diagnóstico feito por ocasião do 7º Fórum. “A expectativa é que haja um número maior de participantes nas reuniões que ocorrerão esse ano”, comentou.

Abertura
No dia 28 de março ocorrerá a abertura do evento, com duas apresentações. A primeira é sobre o estudo da proposta, aprovada no 7º Fórum, de nova fonte de captação de água para o município ou fonte complementar, trabalho que está sendo realizado pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, instituição selecionada através de licitação. O engenheiro Ricardo Bernardes, professor da UNB (Universidade Nacional de Brasília), coordenador do grupo de estudo da instituição, fará a apresentação. A segunda apresentação é do Plano Municipal de Saneamento Ambiental, que será feita pelo coordenador do grupo dos trabalhos do Plano, o arquiteto Carlos Alberto Bachiega.

Conselho Deliberativo
Outra deliberação da comissão é o cumprimento da proposta da entrega dos materiais de estudo e prestação de contas antes do evento, bem como inscrições antecipadas para os usuários que quiserem ser candidatos a representar a população no Conselho Deliberativo do Daep. Vera Lúcia informou que foi aprovado o aumento do número de vagas dos participantes do Conselho, cuja alteração da lei que disciplina a matéria será encaminhada ao legislativo para aprovação. Outra novidade é que haverá uma oficina para os participantes do projeto dos Coletivos Educadores da Bacia do Baixo Tietê, iniciado em junho de 2006, em parceria com o FNMA (Fundo Nacional de Meio Ambiente) composto por membros de dez municípios da Bacia do Baixo Tietê e ainda oficina para crianças através do CEA (Centro de Educação Ambiental). Para o Diretor Presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, a administração municipal está cumprindo sua proposta em planejar o saneamento para os próximos 20 anos, lembrando que o trabalho que vem sendo realizado foi utilizado como piloto na elaboração da proposta do Governo Federal através do Ministério das Cidades, para que todos os municípios do Brasil tenham o seu plano, a fim de alavancar o saneamento de forma planejada proporcionando ao cidadão um ambiente de salubridade ambiental. Secom – PMP

Foto: Membros da comissão organizadora definiram a data do 8º Fórum de Saneamento para 28 e 29 de março

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade