Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/05/2021

Pessoas com doenças crônicas neurológicas podem se vacinar contra Covid em Penápolis

Imagem/Secom-PMP
Detalhes Notícia
O Ginásio de Esportes é um dos pontos fixos de vacinação contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Ministério da Saúde incluiu recentemente um novo grupo dentro da lista de comorbidades. Trata-se das pessoas com doenças crônicas neurológicas que agora fazem parte do grupo prioritário da vacina contra a Covid-19. A inclusão do grupo na lista de comorbidades foi realizada na última quinta-feira, 20, com a atualização do PNO – Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. 
Atualmente são vacinadas em Penápolis as pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades a partir de 45 anos. Sendo assim, os penapolenses com doenças crônicas neurológicas e que tenham idade a partir de 45 anos também podem procurar os locais de vacinação contra a Covid para tomar a primeira dose do imunizante. 
A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em dois locais: drive-thru em frente ao Clube Penapolense (para as pessoas em veículo) e no Ginásio de Esportes “Gigantão Azul” (para pedestres). 

Doenças neurológicas 
A partir de agora, estão também no público-alvo do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19:
- pessoas com doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular);
- com doenças neurológicas crônicas que impactem a função respiratória;
- com doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;
- com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou condições similares.
O Ministério da Saúde ainda não especificou no PNO os nomes de todas as doenças que foram incluídas nas prioridades. Entretanto, seguem alguns exemplos de doenças neurológicas crônicas que se encaixam nas novas condições prioritárias: 
- Alzheimer: transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal;
- Atrofia muscular espinhal (AME): doença hereditária e degenerativa do sistema nervoso/muscular;
- Esclerose lateral amiotrófica (ELA): doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível.

Requisitos
Para receber a vacina, qualquer pessoa com comorbidade e que integre a faixa etária anunciada, deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica com CID (Código Internacional da Doença) e CRM do Médico. Também pode apresentar a declaração emitida pela Unidade Básica de Saúde onde faz acompanhamento.
Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade