Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/03/2008

Pesquisadores entregam jornal digitalizado para Museu Histórico

Detalhes Notícia

Foi realizada ontem à tarde, 14, a entrega oficial dos DVDs com o arquivo digital completo do primeiro jornal da cidade “O Pennapolense” para o Museu Histórico e Pedagógico “Fernão Dias Paes”.
A digitalização foi feita com todos os exemplares do jornal “O Pennapolense” datados de 1915 a 1939 que pertencem ao acervo do Museu. Sendo assim, os arquivoa do jornal digitalizadoa poderão ser consultados por toda a população através de um computador.
Este trabalho foi feito por um grupo de pesquisadores formado por quatro acadêmicos de jornalismo da Unesp/Bauru, orientados pelo professor Dr. Célio José Losnak.
Conforme explicou o professor Losnak durante a cerimônia de entrega, a idéia de digitalizar o arquivo surgiu quando ele encontrou em Penápolis o material para conduzir sua pesquisa das cidades paulistas que se formaram e desenvolveram com a ferrovia. “Procurei em muitas cidades material para estudo e não encontrei. Quando cheguei em Penápolis, fiquei admirado com a quantidade de material existente, a qualidade, a organização e preservação dele. O jornal O Pennapolense, além de informações sobre a cidade, também conta a história da região. Então decidimos digitalizar para que o manuseio freqüente não o deteriorasse”, disse Célio Losnak.
Dentre as cidades em que procurou material para pesquisa e não encontrou estão Pirajuí, Araçatuba, Andradina, Tupã e Marília. Na cidade de Bauru, o professor encontrou algum material, mas estava disperso em locais diversos e mal organizado. “Penápolis está de parabéns. Este material representa muito para a compreensão da história da cidade e de toda a região”, destacou o professor Losnak. Ele ainda completou que as administrações devem investir no acervo que a cidade já possui e melhorar as condições do Museu.
Por sua vez, o prefeito João Luis dos Santos agradeceu o trabalho desenvolvido com tanta eficiência pelos pesquisadores. “A digitalização desse jornal é uma grande contribuição para o município. Pois além de facilitar a pesquisa para o estudante, também colabora com a preservação dos originais”, concluiu o prefeito. Secom – PMP

Foto: O professor Dr. Losnak explica a importância histórica do jornal “O Pennapolense” para a cidade e região

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade