Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/01/2009

Perigo: Fiscalização apreende 148 kg de carne estragada

Detalhes Notícia

Em dois dias de operação, fiscais do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária e do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) apreenderam e inutilizaram 148 quilos de carne bovina, suína e de aves, além de frios como queijos, presuntos e embutidos.
De acordo com o chefe de Vigilância Sanitária, Vladimir Marangoni, os produtos estavam em estabelecimento comercial em condições higiênico-sanitárias inadequadas, com prazos de validade vencidos e em péssimas instalações de armazenamento, desobedecendo claramente a Lei Federal nº 1.283 que regulamenta a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal.
O estabelecimento foi autuado por infringir a legislação federal e terá 10 dias para entrar com recurso. Caso o recurso seja indeferido, o estabelecimento será multado entre 10 a 10 mil Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o que daria um valor entre R$ 158,5 e R$158,5 mil. “É importante que os consumidores estejam atentos a essas questões de higiene e conservação dos alimentos de origem animal, pois podem causar grandes transtornos à população e transmitir graves doenças, podendo levar à morte”, alertou Marangoni. Ele orienta a comunidade que sempre que desconfiar de algum estabelecimento que oferece produtos alimentícios clandestinos ou em condições inadequadas de acondicionamento, é importante acionar a fiscalização sanitária do município, colaborando com o Serviço para inibir as atividades ilegais praticadas por uma pequena parcela. “Os donos desses estabelecimentos visam apenas o es de armazenamento, desobedecendo emçtavamKg de carnes bovinas, suin                                                          lucro financeiro acima de qualquer risco de agravos que possa oferecer a saúde dos consumidores”, destacou.

Saúde pública
Para Marangoni, o controle das doenças transmitidas por alimentos constitui um dos mais relevantes problemas de saúde pública na atualidade. Os agentes etiológicos causadores de doenças transmitidas por alimentos mais encontrados nos exames laboratoriais são os de origem bacteriana e dentre eles, Salmonella spp, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Shigella spp, Bacillus cereus e Clostridium perfringens, além de agentes causadores de outras doenças potencialmente perigosas como tuberculose, brucelose e botulismo. O trabalho integrado do Serviço de Vigilância Sanitária e do SIM será intensificado no sentido da prevenção e da promoção da saúde da população, coibindo atos que possam oferecer riscos. Mais informações sobre o assunto e denúncia através do telefone 3654 2546. Secom – PMP

Foto: Vigilância Sanitária transportou os 148 kg de carnes e frios apreendidos em sacos plásticos para serem inutilizados

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade