Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/12/2006

Perigo: Exposição excessiva ao sol pode causar problemas na visão

Detalhes Notícia

A grande incidência de raios solares preocupa profissionais da saúde e a população em geral com relação a queimaduras, causadora do envelhecimento precoce e outras complicações como o câncer de pele. Porém, com a mesma atenção deve ser tratada a necessidade de um cuidado especial com os olhos, acometidos por doenças como cataratas e pterígios, devido à exposição aos raios ultra-violeta (UV). Como a incidência da luz solar tem efeito cumulativo, em vários casos a pessoa percebe o problema apenas após anos de exposição ao sol, quando já desenvolveu problemas solucionados apenas através de intervenção cirúrgica ou que causam perda irreversível da visão. De acordo com o oftalmologista Alex Luciano Nagatti (foto), cerca de 20% dos casos atendidos em seu consultório são de complicações provenientes dos raios UV. “São muitos os casos em que a solução só é atingida após procedimento cirúrgico”, revelou.

 

Conjuntivite

Segundo o médico, com a chegada do verão, que terá início na próxima semana, é registrado aumento na incidência de conjuntivite, uma inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a parede do globo ocular e das pálpebras. Os sintomas mais comuns são sensação de corpo estranho, olho vermelho, ardência, coceira, lacrimejação e secreção e a doença pode ser do tipo infecciosa, causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários, ou provocada por agentes externos, como a exposição acentuada aos raios ultra-violetas.

 

Pterígio

Outra complicação muito freqüente também causada pelo excesso de exposição ao sol é a formação de tecido sobre a córnea, conhecida por pterígio, cujo processo degenerativo pode resultar na distorção da visão. Popularmente conhecida como ‘carne no olho’, geralmente desenvolvida no canto interno do olho, a doença causa irritação e seu tratamento é possível por meio de cirurgia. “A cirurgia é praticada por razões estéticas do paciente ou quando esta pele começa chega a cobrir a menina do olho, causando grande incômodo e interferência na visão”, disse Alex, “Há uma grande procura na região pelo tratamento do pterígio”, contou ele.

 

Degeneração

Conhecida por DMRI, a degeneração macular relacionada à idade é outra doença típica de locais com grande contingência de população rural. “Com o passar do tempo, pessoas que trabalham, por exemplo, na lavoura, vão perdendo a visão, devido a exposição ao sol muitas horas por dia e durante muitos anos”, comentou o oftalmologista, que afirmou ainda a relação dos raios solares com a causa de cataratas. “É comprovado que, tantos os raios ultravioletas A ou B, são recebidos pelo cristalino, gerando uma opacificação na visão”, disse. Pessoas com olhos claros necessitam de um cuidado ainda maior, uma vez que, por terem menos pigmentação nos olhos, são mais sensível á luz e à sensação de fotofobia.

 

Óculos

Apesar destes transtornos estarem associados a fatores genéticos, grande parte das doenças pode ser evitada com medidas simples de prevenção, como uso de óculos de sol com proteção contra os raios UV-A e UV-B. “Tanto para os jovens quanto para as pessoas com mais idade, o uso de óculos de sol é importantíssimo para a prevenção e deve ser adotado durante todas as estações do ano”, ressaltou o oftalmologista, que alertou também para a escolha de um produto de qualidade. “Não pode ser usado qualquer óculos. A pessoa deve adquiri-los numa ótica de confiança e atentar para a indicação sobre a proteção dos raios ultra-violeta”, disse. A indicação médica é de que sejam escolhidas lentes verde, cinza ou marron, sempre com tons escuros. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade