Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/11/2021

Pereira Barreto confirma primeira morte por leishmaniose em humanos após 12 anos

DA REDAÇÃO

Pereira Barreto (SP) confirmou nesta quarta-feira (17) a primeira morte por leishmaniose em humanos depois de 12 anos. A vítima é uma idosa de 87 anos.
Segundo a Prefeitura de Pereira Barreto, além da idosa, outras três pessoas tiveram a doença neste ano na cidade. Os bairros mais atingidos pela doença são Lapinha e Cohab.
Segundo a prefeitura, a última morte por leishmaniose havia sido confirmada em 2009. Contudo, diante dos novos registros da doença, o município vai fazer um mapeamento para verificar os locais com maior incidência de casos e oferecer exames e castração de animais.
Ainda de acordo com a prefeitura, o município realiza o trabalho de conscientização de combate à doença por meio de ações educativas.

Cuidados contra a doença
Não existe uma única forma de prevenção contra a leishmaniose. Por isso, são necessários alguns cuidados, entre eles eliminar possíveis criadouros do mosquito-palha, como retirar matéria orgânica do quintal e não deixar lixo acumulado;
Limpar ambientes que tenham fezes de animais; usar coleira repelente para cachorros; implantar telas nas janelas quando o bicho fica dentro de casa; evitar passeios noturnos com os animais. Ao anoitecer, o mosquito apresenta maior atividade.

A doença
A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Leishmania chagasi. A transmissão acontece quando fêmeas dos mosquitos conhecidos como 'mosquito-palha' picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário.
Os sintomas da leishmaniose em humanos são febre, Perda de peso substancial, inchaço do baço e do fígado e anemia. Além disso, pode ser fatal se não for tratada em 90% dos casos.
Já os sintomas da leishmaniose em cães são emagrecimento, vômitos, fraqueza, queda de pelos, crescimento das unhas, feridas no focinho, orelhas e patas. 

(Com informações G1 Araçatuba)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade