Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/10/2022

Penápolis: Tratamento e abastecimento de água é retomado

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Durante todo o dia 29 foi preciso que a equipe do laboratório do Daep realizasse amostras constantes nos indicadores do pH da água

DA REDAÇÃO

No dia 28 de setembro, por volta das 15h, um caminhão carregado de soda cáustica, que transitava pela Rodovia marechal Rondon, perdeu o controle e caiu no ribeirão Lajeado, manancial que abastece o município de Penápolis. Com o choque e danificação dos tanques houve vazamento de soda caustica no leito do ribeirão, contaminando a água. O local do acidente dista 6 km a montante do ponto de captação de água bruta do Daep.
Imediatamente o DAEP iniciou o monitoramento de indicadores de pH da água do ribeirão Lajeado, uma vez que a alteração do mesmo pela presença da soda impediria o tratamento da água bruta. As 21 horas foi interrompido o sistema de captação e de tratamento por conta da contaminação e alteração do pH.
O abastecimento passou a ser somente pela água  que já estava reservada o que prejudicou parcialmente a distribuição de água na quinta feira, dia 29.
Durante todo o dia 29 foi preciso que a equipe do laboratório do Daep realizasse amostras constantes nos indicadores do pH da água até que voltasse aos padrões recomendados e segurança na qualidade da água sem qualquer tipo de contaminação. Ás 21 horas do dia 29, 30 horas após o acidente, o Daep inicio a captação e o tratamento de água novamente retomando gradativamente o enchimento dos reservatórios.
Nessas trinta horas de trabalho intenso um grande número de servidores do Daep esteve trabalhando seja no auxílio ao Corpo de Bombeiros; Polícia Rodoviária; Polícia Científica e no monitoramento da captação e Estação de Tratamento de Água. 
O Daep ainda alerta que com a retomada do tratamento e fornecimento de água, pode ocorrer carreamento de sujeira existente nas paredes internas dos canos. É recomendado filtrar ou deixar decantar a água antes de beber, lavar roupa, etc...Este fenômeno é natural e ocorre quando a água volta a circular em uma rede que ficou sem água por um tempo e não apresenta nenhum tipo de relação com o produto químico derramado pelo caminhão.  
O presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega ressalta a importância do apoio e a união da população penapolense nesse momento tão difícil e ainda destaca o trabalho dos profissionais que não mediram esforços para que a situação se normalizasse o mais rápido possível.  
“Hoje, o ribeirão Lajeado é a única fonte de abastecimento do nosso município. A Prefeitura e o Daep estão viabilizando uma nova fonte de captação de abastecimento, um poço profundo, com investimento da ordem de 6 milhões de Reais que será executado no primeiro semestre de 2023, garantindo para o futuro da cidade, segurança no abastecimento de água potável” afirma Caíque Rossi, Prefeito Municipal de Penápolis.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade