Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/03/2020

Penápolis: Prefeitura divulga quatro casos suspeitos do coronavírus

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Liquida Penápolis, que seria realizado pelo comércio neste sábado (21), também foi cancelado

DA REPORTAGEM

A Prefeitura de Penápolis confirmou nesta terça-feira (17) que a cidade registrou quatro casos suspeitos do novo coronavírus (COVID 19). 
São pessoas que não tiveram seus dados divulgados, mas que procuraram atendimento médico no Pronto Socorro da cidade após apresentarem sintomas da doença. Em princípio, a Prefeitura havia informado de que se tratavam de cinco casos, entretanto, um deles foi descartado no decorrer do dia, sendo o paciente hospitalizado por pneumonia.
Já os demais pacientes suspeitos estariam em isolamento em suas próprias residências, seguindo protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A notícia chamou a atenção de muitas pessoas nas redes sociais, que passaram a expressar preocupação sobre a situação. Alguns comerciantes chegaram a relatar que a movimentação no comércio local nestes dois últimos dias tem sido menor que o de costume.
A reportagem do DIÁRIO esteve na tarde de ontem no Pronto Socorro da cidade e constatou que a limpeza no local tem sido feita de forma mais frequente. Além disso, os funcionários, inclusive da limpeza, utilizavam máscaras de proteção individual.
Ainda de acordo com a nota enviada pela Prefeitura, os servidores municipais que se enquadram nas condições de gestação, idade acima de 60 anos, cardiopatas e portadores de asma e outras patologias respiratórias, para que busquem, facultativamente, avaliação médica para requerer afastamento das atividades profissionais. Neste caso é necessária avaliação e atestado médico com CID (Código de Identificação da Doença) e perícia médica.
Já sobre as atividades nas escolas, a prefeitura complementou afirmando que permanece a medida de suspensão das aulas a partir da próxima segunda-feira (23) no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Com relação às Creches e Pré-escolas, a Prefeitura mantém o atendimento facultativo para os casos de extrema necessidade, em que a família não tenha com quem deixar as crianças, e de prioridade na segurança alimentar. “É importante que os pais e responsáveis façam o possível para deixar as crianças em casa, isoladas do contato com os demais para preservação, utilizando-se do atendimento facultativo nestas unidades apenas em último recurso de necessidade”, acrescentou a nota.

Mudanças
Outras mudanças na sociedade penapolense foram anunciadas nesta terça-feira por causa dos casos de coronavírus no país e também pelos casos suspeitos na cidade.
O Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista) e a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Penápolis cancelaram a edição do Liquida Penápolis que seria promovida neste sábado (21). Em nota enviada, os órgãos afirmaram que o cancelamento se deu por conta das recomendações dos órgãos de saúde a fim de se combater a proliferação da doença. Apesar disso, as entidades afirmaram que, neste sábado, o Comércio de Penápolis estará aberto em horário normal, das 09h00 às 13h00. 
Os clubes da cidade também passaram a alterar suas atividades desde ontem. O Clube de Campo Lago Azul informou que todos os eventos e torneios do clube estão suspensos por tempo indeterminado. A suspensão vale ainda para o Torneio de Natação Peixinhos e Tubarões, que aconteceria neste sábado. Outra ação do clube é o fechamento da sauna, que deixa de funcionar a partir de hoje (18). O Lago Azul informou ainda que o clube permanecerá aberto para as demais atividades, sendo facultativa a frequência dos associados.
O Clube Penapolense também se manifestou tornando facultativa a participação de seus associados nas atividades promovidas pelo clube.

Shopping
Outro local que também passou por mudanças na rotina foi o Penápolis Garden Shopping, que tomou uma série de medidas para tentar evitar a proliferação da doença entre os clientes que frequentam o local. Na tarde de ontem, uma fakenews chegou a circular pelas redes sociais afirmando que o shopping havia sido interditado, o que logo foi desmentido pela administração.
Segundo o que foi apurado diversas medidas estão sendo tomadas no local desde o último sábado. Entre elas está disponibilização de mais de 20 pontos com álcool gel para os clientes. Além disso, a administração está procurando medidas que possam aumentar a circulação de ar no interior do shopping, como deixar suas portas abertas e a devida higienização dos dutos de ar.
Até mesmo a praça de alimentação passou por mudanças com a separação de cadeiras a fim de distanciar os clientes que procuram o local. A higienização de mesas e cadeiras também tem sido constante.
A administração do shopping afirmou ainda que todos os lojistas estão sendo orientados a reforçarem a higiene de seus espaços, principalmente os estabelecimentos na área da alimentação. Diversos materiais de orientação também deverão ser distribuídos, seguindo todos os padrões de prevenção adotados nos maiores shoppings de todo o país. 

Igrejas
A igreja Católica local voltou a se manifestar nesta terça-feira, através de uma circular assinada pelo Bispo Diocesano Dom Francisco Carlos da Silva. Nela, além de reforçar as orientações já passadas aos fiéis católicos, ele ainda pede que as Celebrações Eucarísticas tenham curta duração e que sejam dispensados de participar as pessoas idosas e aqueles que possuem alguma doença que faça parte do grupo de risco. Já a Igreja Batista Memorial, localizada no Jardim Ipê, suspendeu os cultos que haveria nesta semana, e segundo o Pr. João Marcos Barbosa foi realizado uma pesquisa com os membros, e a maioria optou em não realizar os encontros, principalmente para prevenção de idosos e crianças.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade