Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/02/2007

Penapolenses fecham contrato com grandes editoras

Detalhes Notícia

Que o estágio proporciona aprendizado prático aos acadêmicos e abre caminhos para um futuro emprego é uma verdade irrefutável. Porém, uma oportunidade de estágio bem aproveitada que se transforma numa janela para a projeção nacional não é um fato comum. Mas foi exatamente isso que aconteceu com os estagiários da Prefeitura de Penápolis, Samuel Ribeiro de Andrade e Fábio Borges, conhecidos carinhosamente como Sami e Bill.

Esses dois jovens talentos cursam o 3º ano de Desenho Industrial da Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui) e com apenas 21 anos de idade já possuem contrato de ilustração de livros em duas importantes editoras nacionais: a Editora Franco, de Minas Gerais e a Editora Cortez, de São Paulo; além de serem sondados recentemente por outras grandes editoras.

Dentre tantos trabalhos artísticos que eles têm desenvolvido no estágio junto à Secretaria Municipal de Educação, certamente a pintura das creches municipais é conhecida e admirada por toda a população. Os estagiários proporcionaram às crianças atendidas pelas unidades, um lugar mais agradável, com cores singelas e desenhos infantis nas paredes das creches municipais.

 

Contato

A meteórica projeção de Sami e Bill deve-se ao contato com o renomado escritor Jonas Ribeiro, em maio passado, na Biblioteca Municipal Professor Fausto Ribeiro de Barros. O escritor esteve em Penápolis participando do projeto “Escritor na Cidade”, que é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceira com as prefeituras municipais. Na ocasião, os jovens estavam cumprindo atividade do estágio e mostraram para Jonas Ribeiro um trabalho que eles haviam desenvolvido na faculdade; um livro infantil baseado em um trecho do poema “As coisas” de Arnaldo Antunes, onde eles utilizaram a técnica de cartoons, origames entre outros recursos, que ao virar as folhas, as figuras parecem ganhar vida e saltam das páginas. A reação foi imediata: Jonas adorou o trabalho dos universitários e disse que os dois estavam prontos para o mercado editorial. “Eles são muito talentosos. Quero apresentar o trabalho deles para as editoras, se for aceito, eles poderão ilustrar outros livros” – comentou na época.

 

Sucesso

E realmente Jonas Ribeiro estava convicto das suas palavras. Samuel conta que ele e Fábio fizeram e enviaram um portifólio para o autor com diferentes trabalhos utilizando diversas técnicas artísticas. “No dia seguinte que Jonas recebeu o material, ele nos telefonou dizendo ter adorado o trabalho e que iria pessoalmente mostrar para os editores”, relembrou Sami, confessando não acreditar no que estava acontecendo. “As editoras começaram a entrar em contato com a gente. Foi tudo tão rápido, uma coisa incrível!”, comemora.

Bill e Sami assinaram contrato com a Editora Franco e já ilustraram dois livros de Jonas Ribeiro, “Minha avó tem um elefante” e “Meu tio tem um jacaré”, que fazem parte da coleção “Aprendendo a Voar” que ainda será lançada nesse semestre. No contrato eles possuem direitos autorais sobre o desenho e direito à porcentagem de venda do livro durante cinco anos.

“Depois de entregarmos os desenhos, Jonas contou que escreveu os livros baseados nos trabalhos que enviamos para ele. Foi uma honra! Nunca achei que isso iria acontecer”, comenta.

Sami ainda explica que tanto Jonas quanto os editores os deixaram trabalhar livremente. “Eles enviaram os textos e Bill e eu fizemos a capa, contra-capa, ilustrações internas e outras criações. Mandamos o material de volta e felizmente o editor gostou e aprovou o livro”.

 

Mãos à obra

E as surpresas não pararam por aí. Logo em seguida, Jonas Ribeiro enviou por conta própria para os estagiários um de seus livros cuja ilustração queria que fosse de Sami e Bill. Depois do livro todo pronto, o escritor encaminhou para a Editora Cortez, de São Paulo. “Dessa vez, o editor não conhecia o nosso trabalho, mas quando viu o resultado, o livro foi aprovado e ainda o editor nos propôs um contrato”, conta Sami. O referido livro “O barquinho e o marinheiro” será publicado com as ilustrações de Sami e Bill e os dois foram convidados para fazer parte dos ilustradores da Editora Cortez participando de outras coleções. O livro será lançado primeiramente no Rio de Janeiro.

E foi com seu jeito tímido e voz branda que Samuel contou a trajetória da dupla Sami e Bill com certo acanhamento e muita humildade; porém o brilho nos olhos somado à dedicação e talento desses dois penapolenses, apenas confirmam que as propostas de uma carreira de sucesso estão apenas no início.

Foi o que desejou Jonas Ribeiro quando pela primeira vez conheceu os jovens: “Espero que a cidade saiba reconhecer os talentos que daqui vão surgir”. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade