Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/08/2018

Penapolenses desenvolvem educação através da música

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os penapolenses Cleiton (esq.) e Mauro criaram o Nikkids, que leva música e alfabetização para crianças

DA REPORTAGEM

Você já imaginou complementar a educação de uma criança através da tecnologia e da música? Esta é a proposta dos penapolenses Mauro dos Santos Ventura e Cleiton Colevati. Eles criaram personagens animados que levam para as crianças, através da música, muita informação e também diversão. 
O projeto foi chamado de “Nikkids – Musicando”. Uma banda composta por quatro simpáticos personagens que levam educação através de diferentes temas, desde a Língua Portuguesa, passando pela Geografia, Física e Química. Parte do material está disponível gratuitamente na internet, mas a ideia é a de crescer ainda mais, levando o Nikkids para o livro, DVD e outros materiais de fácil acessibilidade para as crianças.
O conteúdo do material já tem bons resultados, e tem sido expandido para diversos profissionais da educação como um meio de os vídeos serem usados como complemento da educação básica de uma criança.
A ideia de misturar música e educação surgiu em 2014 quando Mauro dava aulas em uma escola da cidade para um grupo de crianças. Músico, ele viu na sua experiência com instrumentos a oportunidade de chamar a atenção das crianças para certas aprendizagens misturando a música e os instrumentos musicais que ele levava para dentro da sala de aula como um atrativo a mais para as crianças. “Eu usava cantigas de roda com a introdução à alfabetização das crianças e tive excelentes resultados, já que conseguia, de maneira divertida, chamar a atenção delas com a música e fazer com que elas conseguissem aprender os primeiros passos da alfabetização, como as vogais”, comentou.
A ideia de levar a música para dentro da sala de aula chamou a atenção de outros profissionais da educação, que começaram a ver, neste método, algo que prendesse a atenção das crianças e que as fizessem interagir com o aprendizado. Entretanto, por questão de outros trabalhos, o projeto acabou não crescendo na época. 
Apesar disso, o projeto não ficou esquecido por Mauro, principalmente depois do nascimento de sua primeira filha. Sem vagas em creches públicas da cidade e sem condições financeiras de matriculá-la em uma escola particular, Mauro começou a fazer a alfabetização de sua filha através da música. Para isso, ele compôs canções bastante lúdicas, que misturavam a diversão com a educação básica para uma criança e passou a aplicar com a filha. “Como ela não estava na creche e não tinha contato com outras crianças de sua idade, minha preocupação era ela não conseguir acompanhar as demais crianças quando começasse a frequentar uma sala de aula”, explicou. Depois de algum tempo sua filha conseguiu a vaga na creche e, para sua surpresa, o acompanhamento dela junto à educação foi igual a das demais crianças, o que surpreendeu até mesmo as educadoras da creche. “Elas me disseram que para uma criança que, até então não tinha tido contato com uma sala de aula, minha filha estava muito bem e se mostraram bastante interessadas em saber como eu trabalhava a alfabetização com minha filha na minha própria casa”, afirmou Mauro. 

Projeto
Ao perceber os bons resultados que seu projeto havia proporcionado para sua filha, Mauro quis levar isso para as demais crianças. Foi aí que surgiu a ideia de criar um personagem a qual ele pudesse dar vida e, através da música e de vídeos no Youtube, levar diversão e alfabetização para outras crianças. Neste período, ele conheceu o trabalho de Cleiton Colevati e se uniram em prol do projeto. Juntos, e depois de muita pesquisa de campo com as próprias crianças, eles criaram o personagem Nik: um gato bastante simpático que, com um violão na mão, canta músicas com introdução à alfabetização.
O projeto não parou por ai juntos eles ainda criaram as personagens Coly e Malu, além do Gui, todos integrantes da banda e que tocam diferentes instrumentos, formando o Nikkids. “A ideia é a de formar um ‘mundo letrado’, onde a banda leva música, diversão e alfabetização para as crianças de uma maneira bastante didática”, acrescentou Mauro.
Para isso, os penapolenses tiveram muito trabalho, pois precisaram investir tempo e dinheiro para dar vidas aos personagens através de animações. Como a ideia é a de se formar uma banda, também foi preciso encontrar um estúdio e músicos que ajudassem neste projeto de dar vida aos personagens. “Já tínhamos as músicas compostas pelo Mauro e o desafio passou a ser dar vida para os personagens. Depois de algum tempo encontramos grandes parceiros que toparam o desafio conosco, formando novas parcerias. Através disso surgiu nosso primeiro vídeo no Youtube”, complementou Cleiton. 
A música “Vogais”, foi a primeira a ganhar o projeto. Nela, os personagens cantam uma melodia onde são acrescentadas as cinco vogais como uma forma simples de aprendizado à uma das primeiras alfabetizações de uma criança. 
A segunda música que ganhou vida através da internet foi “Aprender é tão legal”. A música apresenta para a criança noções básicas de Geografia e História como, por exemplo, quem descobriu o Brasil. “A ideia é a de levar temas e assuntos diferentes para as crianças. Temos outras composições que ainda não ganharam a animação dos personagens, mas que tratam de assuntos relacionados à Física, Química e até mesmo o inglês”, destacou Mauro. 
Entretanto, o projeto tem seus custos e, por isso, os penapolenses têm buscado apoio financeiro para dar continuidade à ideia. “Os trabalhos envolvem muitos custos com profissionais que trabalham com as músicas e também com o estúdio onde elas são gravadas. Por isso estamos em buscas de apoio para mantermos este projeto, levando educação e música para as crianças”, ressaltou Cleiton.
A ideia ainda é a de criar outros meios de acesso ao material, como a criação de livros e até mesmo DVDs com diferentes músicas e temas. Parte das músicas concluídas está disponível no Youtube, através do canal Nikkids – Musicando. O projeto também pode ser conhecido através do Facebook.com/Nikkidsmusicando. 
“Estamos muito felizes com os resultados que estamos alcançando e o reconhecimento que estamos tendo. Temos muito que agradecer a todos os parceiros que estão trabalhando conosco, além de nossa família, através de minha esposa Talita e minhas filhas Nicole e Malu”, enfatizou Mauro. “Vi neste projeto algo inovador para nossa cidade e com uma metodologia muito significativa para a educação, por isso aceitei o desafio com o Mauro, sempre incentivado por minha noiva, Francielli, a qual também tenho muito que agradecer pelo apoio”, finalizou Cleiton.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade