Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/09/2019

Penapolenses contam com Serviço Odontológico gratuito

Imagem/Tânia Pinheiro
Detalhes Notícia
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) está localizado na Avenida Maria Chica 1290

DA REDAÇÃO

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Penápolis presta atendimento à população há mais de 30 anos. Antes os atendimentos eram realizados somente na Clínica localizada na Avenida Maria Chica. 
Atualmente, todas as Macros de Saúde (I, II, III e IV), além das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Tóquio e Silvia Covas possuem o serviço odontológico, contando com um profissional dentista e uma auxiliar técnica. Os recursos financeiros para custeio dos serviços são do Ministério da Saúde através do SUS, e os recursos humanos são de responsabilidade da Prefeitura. 
A Macro IV está situada numa região de alto índice demográfico, por isso possui 2 dentistas, 3 auxiliares e 1 técnico de higiene bucal. Nestas unidades são realizadas extrações, restaurações e cirurgias. Já no CEO, além destes procedimentos, são realizados tratamentos de canal, cirurgias e tratamentos gengivais. A equipe é composta por 21 dentistas ao todo. 
De acordo com o Chefe de Serviço Odontológico do Município, o endodontista Ledo Cecílio “a gratuidade do serviço não significa que os procedimentos têm menor qualidade em comparação às clínicas particulares, tudo é realizado com materiais de ótima qualidade, os profissionais são sensibilizados e preparados para o atendimento humanizado, assim como as auxiliares são capacitadas através de cursos preparatórios específicos para este serviço”.  
O munícipe que tiver necessidade de atendimento odontológico, deve se dirigir à Macro de Saúde a qual pertence seu bairro, levar cartão do SUS, documento de comprovação de endereço para ser agendado a consulta com o dentista.   
No primeiro semestre de 2019 foram realizadas 1019 radiografias, 403 tratamentos de canais e 1261 cirurgias. Nas Macros de Saúde foram realizados 3211 atendimentos (I), 4239 (II), 2828 (III), 8468 (IV), 6466 - UBS Silvia Covas, 3834 - UBS Tóquio, 7392 PUB/Clinica e 11.431 no Centro de Especialidade Odontológicas. 
Os procedimentos preventivos de saúde bucal que antigamente eram realizados em creches e escolas do município, não acontecem mais, “não temos profissionais suficientes para este trabalho de prevenção, por isso não há mais este atendimento que era muito importante, especialmente para as crianças que frequentam as unidades escolares”, explicou Ledo. 
Ele também considerou que quando houver necessidade de atendimento a bebês, os pais devem leva-los à unidade em que há os serviços odontológicos nos bairros onde moram. “Nem sempre há disponibilidade imediata para todos que procuram o tratamento dentário, é preciso aguardar o agendamento para que sejam realizados os devidos procedimentos”, finalizou.

(Tânia Pinheiro)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade