Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/02/2015

Penapolense supera desafios e vence Campus Party

Divulgação
Detalhes Notícia
Equipe Penasoft Sistemas: Da esq.p/dir.: Renan Anelli, Auro Correa, Carlos Eduardo, Auro Junior, Renan Carrareto, Leonardo Gabriel

DA REPORTAGEM

O jovem empreendedor penapolense Carlos Eduardo Oliveira Júnior, de apenas 23 anos, levou o nome de Penápolis e se destacou ao vencer a Maratona de Negócios da Campus Party Brasil realizada no início de fevereiro em São Paulo. A Campus Party é o maior evento de tecnologia do mundo. Realizada em diversos países, atrai anualmente entusiastas que visitam, ou hospedam-se em barracas, para acompanhar atividades sobre Ciência, Inovação, Cultura e Entretenimento Digital.
O projeto de Carlos, foi destaque na categoria Economia Criativa e consiste na elaboração de um sistema que consegue fazer a leitura de dados de veículos e informar, em tempo real, sobre a situação mecânica e elétrica do veículo, avisando o motorista ou o dono da frota, sobre possíveis danos que o carro possa sofrer por falhas mecânicas, funcionando como um sistema preventivo de falhas do veículo.
Segundo Carlos, cerca de 600 projetos haviam sido inscritos para a maratona, sedo que o seu ficou entre os 125 selecionados na primeira fase. “Fiquei muito contente em poder participar desta maratona. Fomos para o evento logo em seu primeiro dia e lá recebemos mentoria sobre o projeto, ajuda de especialistas do Sebrae, coaching, além de outros parceiros que prestaram apoio durante a preparação da maratona”, comentou. 
Após esta preparação, cada participante tinha que realizar a apresentação de um “pitch”, que é uma breve apresentação sobre o projeto, sendo avaliado por um corpo de jurados. De todos os projetos apresentados apenas cinco foram escolhidos como vencedores, estando o penapolense entre eles. “Até no dia em que foi feita a entrega do prêmio, ninguém sabia quem era o vencedor, então a expectativa foi muito grande por todos, sendo que tivemos a grata satisfação de termos a maior nota de qualificação”, destacou.
Para Carlos poder participar de um evento como este é motivo de satisfação. “Me preparei muito para esta participação, foram semanas estudando, vendo modelos de apresentação e me interando sobre a maratona para que eu pudesse chegar ciente de tudo o que fosse necessário para uma boa participação, ressaltou.
Carlos comentou ainda que a boa execução de um projeto é fundamental para seu sucesso. “Por mais que a ideia seja excelente, a execução é fundamental. Por isso é necessário ter informação ao seu redor, estudar sobre o projeto, como tirá-lo do papel e o que deve ser feito para ter a aceitação do mercado, entre outras coisas, o que exige bastante dedicação da pessoa”, enfatizou. 
É esta dedicação ainda que Carlos ressaltou como dica para aquelas pessoas que buscam sucesso profissional e a elaboração de projetos voltados à atividades digitais. “Acho que a chave disso tudo é a persistência e a dedicação. Conheço casos de pessoas que falaram que a cidade não oferece informações e que desta forma fica difícil o crescimento, no entanto é você quem faz seu sucesso. Quando a pessoa realmente busca seus sonhos não existem limites. Você tem que se informar, se dedicar e mostrar que seu projeto pode sim ser o melhor, somente desta forma é que conseguiremos destaque e alcançar nossos objetivos”, destacou. 

Projeto visa reduzir custos de manutenção

O projeto desenvolvido pelo jovem Carlos Eduardo foi intitulado como “Carprev – Cuidamos de veículos que movimentam empresas”. 
O projeto foi desenvolvido através de uma ideia do empresário Auro Antônio Corrêa, que sugeriu a criação de um mecanismo preventivo usado em oficinas especializadas, mas que fornecesse informações simplificadas para empresas e o motorista em geral. 
A ideia consiste em fornecer para donos de frotas a informação correta sobre preventivas veiculares através de um hardware acoplado ao veículo que enviará informações de telemetria, como voltagem da bateria, temperatura do motor, entre todos os itens avaliados em uma preventiva. “Imagine você, dono de uma frota com um de seus veículos na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, e obter informações sobre aquele veículo dentro de sua empresa. Se a bateria daquele veículo, por exemplo, tiver sua voltagem reduzida você tem condições de avisar o motorista para que ele tome as medidas necessárias e assim evitar que o veículo fique parado por causa dessa falha e até mesmo prejuízos maiores”, explicou. 
Com esse hardware será possível ainda calcular e prever defeitos em peças, diminuindo assim os custos com manutenções e prejuízos com veículos que não podem rodar por problemas mecânicos. “Um carro é um sistema só. Se um parafuso quebra, ele pode quebrar outros dez. Desta forma, se a temperatura do motor sobe demais já é possível saber que algo está errado, podendo ser feita a manutenção preventiva”, ressaltou. 
O sistema poderá funcionar em qualquer veículo que tenha injeção eletrônica, mas a ideia inicial é de que seja fornecido para empresas que trabalhem com frotas, não descartando ainda a possibilidade de o produto chegar ao condutor de veículos de passeio. A expectativa é de que o lançamento do sistema seja feito em até 100 dias. 
Criado com o auxílio de Abel José Corrêa, empresário do ramo de elétrica automotiva, o projeto foi desenvolvido com o auxílio da Penasoft Sistemas, pertencente ao empresário Auro Corrêa e idealizador do sistema. A empresa desenvolve sistemas de gestão empresarial, atendendo necessidades específicas de cliente através de equipe de analistas de suporte e programadores especializados.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade