Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/06/2012

Penapolense realiza Noite de autógrafos na Biblioteca Municipal

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Délcio autografou os livros adquiridos por admiradores na noite de lançamento da obra

DA REPORTAGEM

 

“Sonho que se sonha só, é apenas um sonho solitário. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Foi com esta frase que o poeta penapolense Délcio Araujo do Valle, 61 anos, iniciou a apresentação a amigos e convidados, na noite de sexta-feira, 15, do seu livro “Pensamentos em versos, poesias em cantos”, volume 1. Durante o encontro que aconteceu na Biblioteca Municipal Sud Menucci, o autor explicou que o  livro é baseado em biografias e possui poemas intensos e delicados que transitam por várias vertentes literárias, oferecendo lirismo de canto a canto. Lançado pela editora Scortecci, a obra possui poemas de estilo livre, que foram selecionados durante a trajetória da carreira de Délcio. Segundo o autor,  o principal objetivo é alcançar os jovens, incentivando-os a praticarem a arte. “É muito triste ver um jovem perdido no mundo da violência, da droga, por isso gostaria muito que  trocassem seus pensamentos negativos pela poesia,  música, disseminando a arte entre a juventude, oferecendo-lhe uma oportunidade para ser um vencedor”, comentou. Este é o primeiro livro de Délcio, que ainda criança despertou sua curiosidade pela poesia, tendo a natureza como sua inspiração. “Sempre valorizei as matas, cor do pasto, o viver de um pássaro, isso me encanta e me inspiram para fazer as poesias”, disse. Ele possui grande admiração pela praça 9 de Julho e começou a escrever seus primeiros versos durante a juventude, “íamos à praça para ver as meninas e meus amigos sempre mandavam mensagens através dos ‘correios elegantes’, sempre com frases simples, já eu mandava um poema para a moça, e assim fui desenvolvendo meu trabalho”, explicou. O hábito de escrever poemas e guardá-los, fez que Délcio tivesse uma grande coleção de versos em sua casa, o que o motivou a escolher aqueles que mais gostava para publicá-los em sua primeira obra. O penapolense também possui  publicações em antologias do Rio de Janeiro pela Câmara dos Jovens Poetas do Brasil e de poetas penapolenses. A intenção do autor não é lançar apenas este livro, pois possui material suficiente para publicar mais cinco livros com poemas de sua autoria.

 

Promoção da Arte na Praça

Além de promover seus poemas, Délcio do Valle também quer incentivar a cultura penapolense, promovendo a descoberta de novos artistas da cidade. “Sou penapolense e gosto muito da minha terra, por isso quero  valorizar os trabalhos feitos na cidade que promova a arte, e  gostaria que a praça 9 de Julho voltasse a ser um ponto de encontro entre as pessoas, e que o local fosse utilizado para a divulgação de bons trabalhos voltados para a arte. “Vejo que Penápolis possui grandes artistas, mas a cidade não possui espaço para divulgação destes grandes nomes. Conheço pintores que fazem grande sucesso lá fora, mas  nunca vi uma exposição em nossa cidade,  acho que faltam  oportunidades”, ressaltou. Durante o evento de lançamento do livro, diversos poetas e demais artistas penapolenses e da região estiveram presentes. “Um encontro entre as pessoas que valorizam a arte é muito bonito, se torna agradável e enriquecedor, por isso sempre tive a convicção que  falta em nossa cidade um momento para a troca de experiências, valorizando o seu trabalho e também o do companheiro”, comentou.

 

Incentivo

A arte, segundo o poeta, deve ser o principio do homem, fazendo com que ele tenha melhor qualidade de vida através da boa cultura que o cerca. “O homem necessita da arte pra sobreviver, de sua cultura. Uma tribo indígena, por exemplo, por mais que seus membros não tenham estudo, eles possuem suas artes, seus costumes e sua cultura, por isso sobrevivem muito bem entre si, porque a cultura une e fortalece a tribo, da mesma forma devemos agir”, disse Délcio, e aproveitou a oportunidade para incentivar àqueles que buscam espaço na arte. “É preciso lutar pela divulgação da arte, tanto os jovens como os mais velhos, que não me deixem sozinho neste luta”, finalizou. O livro “Pensamentos em versos, poesias em cantos” pode ser adquirido através do site www.asabeca.com.br. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade