Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/04/2008

Penapolense é destaque estadual na formação rural

O penapolense José Carlos da Costa, de 34 anos, representa a cidade em todo o estado de São Paulo ministrando cursos de casqueamento bovino e eqüino e de artesanatos em couros através do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Começou há 12 anos pelo Sindicato Rural de Penápolis.
Seu último trabalho foi com o curso “Bovinocultura de Leite – casqueamento”, realizado no Sítio Córrego Grande, na propriedade de Wagner Sussai, nos dias 11 a 14 de abril. O curso teve 15 participantes, sendo a maioria moradora do Bairro Córrego Grande. José é um dos únicos no estado que dá formação de casqueamento. Filho do produtor Domiciano Mariano da Costa, conhecido por Sânio, com propriedade em Barbosa e Urutágua, já tinha certo conhecimento por ter tido selaria por três anos em Penápolis na rua XV de Novembro, próximo a Praça 9 de Julho. Muito do que sabe aprendeu com mais velhos enquanto vivia no campo. Após um convite da diretoria do Sindicato Rural para ministrar um curso de tranças e de conserto em arreios há 12 pelo Senar, foi que passou a obter o sustento de sua família apenas com as formações enquanto instrutor. Seu forte é no casqueamento preventivo de eqüinos e gado de leite.
Hoje ministra cursos de artesanatos em couros (LIDA), ensinando fabricar os utensílios diários do cavalo no campo, barrigueira, rédea, cabeçalho, e a manutenção dos mesmos com costura e reparos, além de como fazer sela e arreios. Outra habilidade é com artesanatos em couros decorativos voltado para o público feminino; bolsa, chinelo, carteira, cinto, entre outros.
Faz inseminação artificial há mais de 20 anos, com um currículo de mais de 40 cursos no assunto, sendo o primeiro na Lagoa da Serra, em Sertãozinho. Formado em 2002 em Administração Rural pelo Colégio Agrícola de Penápolis, onde também concluiu Técnico de Agropecuária em 2007, possui certificação em casqueamento de eqüino e bovino pelo Senar em Presidente Prudente e da Universidade do Cavalo, em Sorocaba. Principalmente no casqueamento bovino a gente vê a dificuldade que o produtor tem, por que hoje todas as doenças em casco, costumam falar que o gado deu frieira e não é nada disso. São várias que ocorrem por falta de conhecimento e a própria cultura do produtor.
Só em 2007 realizou 57 cursos e tem mais de 50 agendados para este ano. Chega a viajar seis mil quilômetros por mês atendendo todo o Estado, Vale do Ribeira e do Paraíba, região de Sorocaba e Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul, Jales, Fernandópolis, Andradina, Presidente Prudente, entre outras cidades. Tem sido bastante requisitado para a formação em casqueamento em gado de leite, em que muitos produtores sacrificam animais e se iludem tratando doenças com automedicação. Casado com Terezinha Rodrigues Costa, 45 anos, com quem tem dois filhos, reside à avenida Copacabana, 500, Jardim Guanabara, telefone (18) 3652-3022. (Assessoria de Imprensa/SIRP)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade