Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/04/2013

Penápolis volta a registrar positivismo em empregos

Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
A cultura da cana-de-açúcar, que normalmente possui os mais altos índices de contratação obteve saldo negativo no mês de fevereiro

DA REPORTAGEM

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgou esta semana as estatísticas sobre a geração de empregos em todo o País no mês de janeiro. Depois do saldo negativo registrado em janeiro, Penápolis conseguiu se recuperar e apresentou um saldo positivo no em fevereiro. No primeiro mês de 2013, a cidade havia obtido um saldo negativo de 49 menos empregos, no mês seguinte obteve um significante aumento, revertendo a situação e gerando um saldo de 52 novos empregos. Penápolis registrou 714 admissões e 662 demissões, mas  se comparar a variação absoluta de fevereiro deste ano, com a do mesmo período de 2012, é possível constatar que a geração de empregos ainda é bastante baixa, pois em fevereiro do ano passado a cidade obteve uma variação de 309 novos empregos, uma diferença de 257 vagas criadas. Dentre os setores que mais se destacaram em fevereiro deste ano está o da construção civil. O setor conseguiu manter saldo positivo e terminou o mês com 11 novas vagas. Em segundo lugar está o setor do motorista de ônibus urbano, que terminou fevereiro com 10 vagas criadas. O setor do trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas também obteve lugar de destaque no ranking, ficando em terceiro lugar com o saldo positivo de nove empregos. Da mesma forma que setores empregatícios obtiveram saldos positivos, Penápolis também teve outros que não conseguiram manter bons resultados com saldos negativados em fevereiro, como o de tratorista agrícola, que terminou o mês com saldo negativo de 10 empregos, o de embalador à mão também 10. Fechando os que não geraram empregos está o setor do costurador de calçados, que apontou nove empregos a menos.   

 

Empregos na cultura da cana podem estar ameaçados

 

Uma das maiores geradoras de empregos na cidade é a Usina Campestre, estabelecendo bons rendimentos no setor do trabalhador da cultura da cana-de-açúcar. No entanto, o setor passa por algumas dificuldades. O início da safra, previsto para o próximo dia 10 de abril, pode ser adiado para adequação de quadro de pessoal. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) suspendeu a emissão de autorização para a queima da palha da cana-de-açúcar nos municípios da região de Araçatuba, o que exigirá que a empresa faça novas contratações e adequações para o corte da cana sem as queimas. Segundo o CAGED, o setor hoje apresenta um saldo negativo de um emprego. Ou seja, em fevereiro deste ano foram contratados 36 novos trabalhadores, mas 37 foram demitidos naquele mês. A expectativa é que com a proibição da queima da cana, mais trabalhadores devam ser contratados em caráter de emergencial, devendo chegar a mil novas contratações. No entanto, segundo o Sindicato Rural de Penápolis, a medida da proibição da queima da cana deve prejudicar o número de contratações feitas na região, já que em médio prazo, a colheita seria feita com máquinas especializadas, tirando a mão de obra de cortadores. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade