Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/11/2012

Penápolis vai sediar II Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas

Divulgação
Detalhes Notícia
Estarão em Penápolis as seis melhores equipes de Rugby Sobre Cadeira de Rodas do país

O Ginásio Municipal de Esportes Antônio Castilho Braga, o “Gigantão Azul” receberá de 15 a 18 de novembro, um dos mais inovadores eventos esportivos: o “II Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas”, sediado em Penápolis, pelo segundo ano consecutivo. Entrada franca.
A abertura oficial do evento acontecerá na quinta-feira, 15, a partir das 19h, com a presença de autoridades municipais. Na sequência, haverá a primeira partida do Torneio. A programação segue com partidas na sexta-feira, dia 16 e no sábado, 17, com jogos nos períodos da manhã, tarde e noite, com início às 9h, 14h e 20h. No domingo, dia 18, acontecerá a finalíssima, às 10h, com cerimônia de premiação e encerramento do evento.  
O  II Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas é realizado pela Adefipe- Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis e Rotaract Club de Penápolis (Distrito 4470), com apoio da Prefeitura de Penápolis, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude e ainda conta com a parceria da ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas) e Adecamp (Associação de Esportes Adaptados de Campinas).
Para o prefeito João Luís dos Santos, é uma grande satisfação poder sediar mais uma vez o Torneio de Rugby em Cadeiras de Rodas, evento que obteve grande sucesso em sua primeira edição, no ano passado. “Além de ser um evento esportivo de inclusão social, também mostra às pessoas a capacidade de superação do ser humano. Todos estão convidados a prestigiar o evento no próximo feriado”, convidou o prefeito João Luís.

Equipes
Estarão em Penápolis as seis melhores equipes de Rugby Sobre Cadeira de Rodas do país: BSB Quad (Brasília-DF), APC (Campinas-SP), BH Rugby (Belo Horizonte-MG), Santer (Rio de Janeiro-RJ), OMDA (Florianópolis-SC) e ADEACAMP (Campinas-SP), com destaque para o penapolense Rafael Botelho Gouveia, técnico da equipe da ADEACAMP e da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.
Os confrontos serão definidos na tarde do dia 15, quando ocorre o Congresso Técnico e a “Clínica” para classificação dos atletas.
De acordo com a presidente da Adefipe e do Rotaract, Letícia Takano Sader, o Torneio tem a finalidade de fomentar a inclusão social das pessoas com deficiência através do esporte, contribuindo para elevação de sua autoestima e melhor desempenho nos estudos, melhorando significativamente sua qualidade de vida. “Além disso, também é uma forma de apresentar ao público de maneira impactante,  a grande capacidade de superação das pessoas com deficiência, quebrando paradigmas e preconceitos antes estabelecidos”, comentou.

O Rugby
É um esporte coletivo originário da Inglaterra de intenso contato físico e que inicialmente foi concebido como uma variação do futebol. Com essa grande popularidade, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rúgbi de quinze (em inglês: rugby union), em seguida está o league (com 13 atletas) e a sua variação olímpica o de sete. Além dessas variações ainda há o rúgbi de praiz, de toque, em cadeira de rodas e subaquático.
O Rugby em Cadeira de Rodas, também chamado de Quad-rugby, é para atletas com deficiência em pelo menos três membros (ex: lesão medular, polio) ou 4 membros (ex: amputação), foi criado no Canadá no final da década de 1970, como opção desportiva para pessoas com alto grau de deficiência, que por conta disto não tinham oportunidade em jogos de basquete em cadeira de rodas. Entrou nos Estados Unidos em 1982 e rapidamente se difundiu pelo mundo.
Entrou como desporto de demonstração nos Jogos de Atlanta 1996 e é praticado na categoria mista, ou seja, podem jogar ao mesmo tempo jogadores do sexo masculino e feminino. O objetivo do jogo é ultrapassar com a posse da bola entre cones dispostos na linha de fundo do adversário.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade