Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/05/2018

Penápolis terá oficina de música e canto para atores

Imagem/Secom-PMP
Detalhes Notícia
Atividades visam contribuir com a construção musical e sensibilidade dos atores

Neste final de semana o município de Penápolis receberá a oficina formativa “A música e o ator e a música no ator”, que será realizada nos dias 05 e 06 de maio (sábado e domingo), nas dependências do CEU das Artes. A atividade prosseguirá no final de semana seguinte (dias 19 e 20), com um total de 30 horas de formação. 
A iniciativa é voltada para estudantes e profissionais de artes cênicas da cidade e região. Ao todos são oferecidas 25 vagas, gratuitamente. Ainda restam algumas vagas, portanto, os interessados devem encaminhar ainda hoje uma carta de interesse com nome completo e RG, para o e-mail: contatociaalternativa@gmail.com .
A oficina “A música e o ator e a música no ator” será ministrada pelo ator e musicista Everton de Almeida Gennari, que trabalha como músico/ator na cidade de Birigui-SP, onde desenvolve atividades voltadas para uso da música dentro do teatro para atores/cantores ou atores/musicistas.
A realização da oficina faz parte do projeto de atividades formativas de aprimoramento artístico, idealizado pela Cia Alternativa de Teatro de Penápolis, um coletivo de arte-educadores surgido em 2016 com o intuito de criar espetáculos autorais. 
O projeto é realizado por meio do ProAc (Programa de Ações Culturais), desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, também apoia a realização, fornecendo alimentação e hospedagem aos oficineiros, além de equipamentos de som e luz e cessão de espaço para as atividades da oficina.

Musicalidade
Para o diretor da Cia Alternativa, Rodrigo Santiago, essa oficina atende aos anseios de cada ator/atriz que deseja cantar e trabalhar musicalidade em sua peça. “Essa atividade visa contribuir com a construção musical e sensibilidade do ator e instrumentalizá-lo para futuros projetos em sua área”, comentou. 
A oficina tem como objetivo trazer uma visão mais ampliada e uma reflexão da música em cena, seja ela quando o ator canta, quando toca ou quando coloca  ruídos como dramaturgia musical ou até mesmo no critério na escolha da trilha sonora. 
O foco dessa sensibilização vem na área do canto, e da interpretação enquanto se canta. Com base na iniciação vocal em canto, a partir de exercícios básicos de vocalizes, respiração e afinação. 
De acordo com o oficineiro, Everton Gennari, o trabalho partirá da conscientização com os exercícios vocais e ganharão intensidade até chegar ao ponto de cantar e interpretar. “Os participantes terão um processo formativo mais crível, dando corpo ao personagem através do canto e usando a música como elemento dramatúrgico/narrativo”, explicou. 

Experiência
Everton Gennari foi orientador específico de Música no Programa de Qualificação em Artes do Projeto Ademar Guerra. Atua como orientador de teatro e canto no Projeto Doce Cuidado. É Orientador de música com sucata na ONG Pró Criança. Atuou como arranjador vocal em Milão-IT na FoursquareChurch. Além disto, é diretor da Cia. Banda Tribuss e trabalhou na direção musical dos espetáculos: Jogos de a(r)mar e Folia de Reis com direção de Mauro Junior. Orientou a música e voz da Cia Mênades & Sátiros, de Presidente Prudente.

Serviço:

Oficina:“A música e o ator e a música no ator”
Datas: 05 e 06 de maio (das 9h às 13h e das 14h às 18h)
           19 e 20 de maio (das 9h às 13h e das 14h às 17h)
Local: Anfiteatro do CEU das Artes – Penápolis (rua Manoel Foz 515, Vila Aparecida, próximo ao cemitério Santa Cruz)

Fonte: Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade