Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/07/2017

Penápolis terá licitação para exploração de área aeroviária

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Hangares foram construídos e são explorados por empresas no aeroporto de Penápolis

DA REPORTAGEM

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) lançou licitação para concessão de área externa no Aeroporto Doutor Ramalho Franco, de Penápolis. A abertura das propostas das empresas interessadas em participar da concorrência pública será no próximo dia 21, e ocorre na sede do Daesp, em São Paulo. O espaço, que mede 1.750 m2, poderá ser utilizado para desenvolvimento de atividades aeronáuticas, exceto às escolas de aviação. Os serviços de adequação da área, tais como acessos, energia, telefonia e água serão executados pelo concessionário. O valor mensal estimado para esta licitação é de R$ 2.600 pelo período de vinte e quatro meses. O edital da licitação está disponível para consulta no site do DAESP (www. daesp.sp.gov.br) e também pode também ser adquirido na sede do departamento ou no próprio aeroporto de Penápolis. 

Investimentos
O Aeroporto Doutor Ramalho Franco foi inaugurado em 22 de Fevereiro de 1986 e atende a um importante polo industrial. Sua demanda de voos vem de empresas de diversos ramos, como irrigação, turismo, açúcar, construção e manutenção de aeronaves. No ano de 2016, mais de 1.800 aeronaves pousaram e decolaram no local. Em 2012, o Daesp investiu R$ 1,15 milhão com recursos do governo do Estado em reformas do aeroporto. Entre estas obras está à implantação de infraestrutura para operação de vôos VFR- Noturno, possibilitando a iluminação da área de embarque e desembarque de passageiros, além da visualização aérea, por parte dos pilotos, da pista central durante a noite. Foram instalados diversos novos equipamentos, como torre com refletores rotativos que serve para orientação de pilotos que estão voando e as torres com refletores voltados para o pátio destinado ao embarque e desembarque de passageiros, possibilitando ainda o trabalho de funcionários para conduzir as aeronaves aos seus respectivos locais de parada. Também foram instalados ao redor dos 1,5 mil metros da pista, sinalizadores de solo para o balizamento noturno. Este equipamento é fundamental para que o piloto, ao se aproximar do aeroporto se oriente sobre a localização exata da pista, permitindo fazer um pouso seguro. Com a implantação do sistema de operação noturna o aeroporto de Penápolis passou a ter possibilidades de receber vôos comerciais, já que a estrutura física da pista é considerada de boas condições. Mas, para que isso ocorra é necessário, haver o interesse das companhias aéreas, e uma autorização da ANAC. O aeroporto Ramalho Franco possui uma pista de 1,5 mil metros de extensão por 30 metros de largura. Ela tem capacidade para receber, por exemplo, aviões como o ATR-72 turbo hélice, com capacidade para até 68 passageiros. Este modelo é muito utilizado pela Azul Linhas Aéreas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade