Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/09/2011

Penápolis terá Circuito de Caminhada e Corrida da Longevidade

Divulgação
Detalhes Notícia
Vereador Rodolfo, Paulo Monreal, Rosângela Pereira e secretário de Esportes, Roberto Calez em reunião no gabinete do prefeito João Luís (centro)

Dentro da programação comemorativa do aniversário de Penápolis, em outubro, a Prefeitura prepara, em parceria com o Rotary Clube XV de Março e Academia Personal o 1º Circuito de Caminhada e Corrida da Longevidade. O circuito tem apoio da Unimed, Daep e Rola Moça Fitness e foi marcado para um domingo, 16 de outubro, no Parque Santa Leonor, entre 8h e 11h da manhã. Para participar e ganhar uma camiseta do evento o interessado deverá doar, no ato da inscrição, um pacote de fralda geriátrica, que somado às demais doações, serão encaminhados para a Santa Casa e ao Lar Vicentino de Penápolis. Durante a reunião que decidiu pela organização da Caminhada e Corrida da Longevidade, todos os participantes demonstraram entusiamo, já que cada inscrição vai ajudar, de forma solidária, duas importantes entidades filantrópicas da cidade. Por outro lado, difundir na comunidade sobre a necessidade de praticar diariamente atividades físicas. Estudos realizados confirmaram que quinze minutos de atividade física por dia aumentam a expectativa de vida em pelo menos três anos, além de reduzir o risco de morte . No estudo, um grupo de pessoas foi acompanhado por 12 anos. Os pesquisadores queriam descobrir se fazer menos de 30 minutos de exercícios por dia – o preconizado por médicos e recomendado pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte – traria benefícios para a saúde da pessoa. Outra conclusão é que os 15 minutos diários podem ser um começo, mas a pessoa precisa progredir e acrescentar exercícios de maior intensidade. A caminhada também faz bem para o cérebro, já que aumenta a oxigenação, ajudando até a melhorar a memória.

Manifestações
Paulo Monreal, presidente do Rotary Clube XV de Março, também compartilha a ideia de difundir a prática de exercícios na comunidade. “Essa parceria visa principalmente criar o hábito da caminhada, para todas as idades e por uma vida mais saudável”, destacou. Já o Secretário Municipal de Esportes, professor Roberto Carlos Calez, enfatizou que “junto com a prática esportiva, necessária para uma vida mais saudável, também teremos a prática saudável da solidariedade, colaborando com duas entidades de nossa cidade”. Também com o propósito de difundir a prática de exercícios, a Academia Personal através de sua diretora e professora Rosângela Varas Pereira, está no projeto. “Sinto-me realizada em contribuir e colaborar com esse evento, um sonho que se torna realidade”, disse ele, que é a idealizadora do evento. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, que é membro do Rotary Club XV de Março, propõe que esse “evento seja realizado mais vezes durante o ano e todos os anos, tornando-se uma referência em nossa cidade”. João Luís dos Santos, o prefeito de Penápolis, aprovou com entusiasmo a iniciativa e a parceria. “Sem dúvida, um evento no mês de comemoração do aniversário de Penápolis, buscando a integração comunitária por meio de atividades esportivas e de solidariedade. Agradecemos o empenho da Rosângela, Roberto Calez e Paulo Monreal que idealizaram esse projeto que, certamente, será de caráter permanente em nossa cidade” disse.

Proposta
A proposta técnica do evento será dividida em três etapas. A primeira etapa será uma caminhada e corrida, com participantes entre 15 e 50 anos de idade. A segunda etapa, somente para pessoas idosas, uma caminhada de cinco quilômetros. Já a terceira etapa consiste em uma corrida de dez quilômetros para participantes atletas e não atletas. No dia, haverá orientações de especialistas nas áreas de saúde, fisioterapia e educação física. Conforme reiterou os organizadores, a meta principal do evento é a difusão na comunidade da necessidade de praticar diariamente atividades físicas e atividades de solidariedade, tornando a vida mais saudável para todos. Secom - PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade