Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/05/2014

Penápolis terá CAPS Álcool e Droga para atender a região

O Cisa - Consórcio Intermunicipal de Saúde, com sede no município de Penápolis,  foi contemplado com uma nova unidade de assistência à saúde. Desta vez trata-se de uma unidade de atendimento a pessoas dependentes de álcool e outras drogas, chamado CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas). O novo serviço fará o atendimento ambulatorial da população de Penápolis e dos outros municípios da micro região, integrantes do consórcio: Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia. 
O Governo Federal liberou recursos na ordem de R$50 mil para implantação do novo  CAPS AD, e com isso o Cisa, que é presidido pelo prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, iniciou a compra dos móveis, equipamentos para o espaço e também a contratação de profissionais que farão o atendimento especializado. Um imóvel também foi alugado como sede provisória do CAPS AD, e fica localizado na Rua José Bonifácio, 506, Vila Paulista. 
Assim que a unidade estiver atendendo os pacientes, haverá uma vistoria técnica para aprovação e liberação de mais recursos do Governo Federal que prevê o repasse mensal de aproximadamente R$40 mil para funcionamento e manutenção do serviço. A previsão de inauguração do novo CAPS AD em Penápolis é para o próximo mês de junho. 
“Penápolis já contava com uma unidade de CAPS, que promove a reintegração social seguindo uma nova tendência dentro da psiquiatria, que resulta na diminuição das internações hospitalares, e agora terá mais uma unidade. Desta vez a atenção será específica para o atendimento psiquiátrico e multidisciplinar destes nossos irmãos que precisam de ajuda para recuperar suas vidas, para voltarem a conviver com suas famílias e a viver em sociedade de forma produtiva e feliz, longe do vício”, comemorou o prefeito Célio de Oliveira, presidente do Cisa.

Atendimento 
O atendimento do CAPS AD será específico para pacientes da micro região a partir dos 15 anos, de ambos os sexos, com transtornos psíquicos graves e persistentes decorrente do uso do crack, álcool e outras drogas. Eles terão o acompanhamento de uma equipe de profissionais especialistas como médico psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiros, educador físico, arte educador, entre outros. O horário de funcionamento será das 07h às 18h, com refeições inclusas. 
O objetivo do atendimento é resgatar a autonomia dos pacientes, mantendo-os abstinentes e fortes contra recaídas; integrar a família ao tratamento restabelecendo laços fragilizados; além de reduzir os sintomas através de medicação e participação em grupos terapêuticos.

Sede provisória 
De acordo com a coordenadora geral do Cisa, Renata Cristina Vidal, o Consórcio alugou um imóvel para sediar de forma provisória o CAPS AD, pois esse novo serviço deverá funcionar futuramente junto ao CAPS II instalado na Unisam (Unidade de Saúde Mental).   
“O prédio da Unisam não está em condições adequadas para receber o CAPS AD no momento, por isso, o Cisa alugou um imóvel para iniciar o quanto antes o atendimento com os dependentes de álcool e outras drogas, e enquanto isso irá reformar o prédio da Unisam, adequando suas instalações para abrigar também os serviços do CAPS AD”, explicou a coordenadora Renata Vidal.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade