Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/08/2014

Penápolis terá 1ª Semana de Museus de 18 a 24 de agosto

Secom-PMP
Detalhes Notícia
1ª Semana de Museus acontecerá na Praça 9 de Julho, local que abriga dois, dos três museus da cidade

Penápolis é uma das poucas cidades brasileiras que preserva a origem e cultura de seu povo, tendo sua história bem viva e exposta no acervo dos três museus existentes no município: o Museu Histórico, Museu do Folclore e Museu do Sol. Para celebrar essa característica cultural muito forte no município, a Prefeitura de Penápolis realizará a 1ª Semana de Museus, evento que acontecerá de 18 a 24 de agosto, na Praça 9 de Julho, local onde estão instalados dois, dos três museus da cidade. 
A 1ª Semana de Museus é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura que está finalizando a programação do evento, com atividades que acontecerão nos períodos da manhã, tarde e noite, voltadas ao público de diferentes faixas etárias. 
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, a 1ª Semana de Museus será um evento grande, com diversas atrações artísticas e culturais para o público em geral e também momento de formação para os profissionais que atuam na área. 
“Durante o dia haverá visitação dos museus, oficinas e palestras para professores, alunos e profissionais dos museus. Já no período da noite, haverá shows artísticos, Praça de Alimentação, Feira de Artesanato à disposição da comunidade. Será uma semana de festa para a população penapolense, unindo muito conhecimento, cultura e  lazer. Todos estão convidados”, disse Colevatti. 

Reabertura 
Durante as comemorações da 1ª Semana de Museus, a Prefeitura de Penápolis fará a reabertura do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, no dia 20 de agosto. O Museu Histórico fica localizado na Praça 9 de Julho, prédio onde antigamente funcionava o Paço Municipal, e estava fechado devido às obras revitalização e restauração do imóvel, preservando suas característica originais. 
Vale lembrar que o Museu do Sol, que abriga exposição de Arte Naïf e estava fechado há cerca de três anos, também passou por uma ampla reforma no prédio e está totalmente revitalizado. A inauguração das obras acontecerá no próximo dia 15 de agosto às 20h, data em que o Museu reabrirá suas portas ao público.
Além da reabertura dos Museus, durante o evento também será feito o Lançamento do Sistema Municipal dos Museus. 

Folclore
A 1ª Semana de Museus também terá homenagem aos 40 anos do Museu do Folclore de Penápolis, que será realizada no dia 22 de agosto, data em que também é celebrado o Dia do Folclore. 
E para marcar essa comemoração, o secretário de Cultura, Luiz Colevatti, esteve em contato nos últimos dias com a coordenadora do Festival de Folclore de Olímpia,  para viabilizar uma apresentação especial de um Grupo Folclórico em Penápolis. “Estivemos em Olímpia acertando os últimos detalhes e tenho certeza que a população penapolense vai gostar da apresentação do grupo de Olímpia, que vai abrilhantar ainda mais nosso grande evento”, disse Colevatti. 
A programação completa da 1ª Semana de Museus será divulgada pela Secretaria de Cultura nos próximos dias. 

Secom – PMP

 

Artesãos podem se inscrever para Feira de Artesanato 

A Secretaria Municipal de Cultura informa aos artesãos interessados em expor e comercializar seus trabalhos na 1ª Semana de Museus, que estão abertas as inscrições para a Feira de Artesanato. As inscrições são gratuitas de devem ser feitas na Secretaria de Cultura, até o dia 15 de agosto. 
Haverá um número limitado de barracas oferecidas pela Secretaria de Cultura, portanto, os artesãos interessados deverão se inscrever o quanto antes, para garantir a participação no evento. O período de exposição da Feira de Artesanato na 1ª Semana de Museus será de 20 a 24 de agosto. 
A Secretaria de Cultura fica localizada na Praça 9 de Julho - Centro, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelos telefones (18)3652.5568 e (18)3652.8040.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade