Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/07/2012

Penápolis tem um veículo para cada 1,5 habitantes

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Segundo os dados do Denatran, Penápolis possui um veículo para cada 1,5 habitantes

DA REPORTAGEM

Tem sido grande o aumento do número de veículos que trafegam pelas ruas de Penápolis. Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em maio a cidade possuía 38.122 veículos. Deste total, 17.976 são automóveis. A quantidade de motocicletas também é grande, são 10.250. Para ter ideia do expressivo aumento, até maio de 2011, o município possuía 35.431, portanto, houve o acréscimo de 2.691 novos veículos circulando pelas vias públicas, de um ano para outro. O número total apresentado pelo Denatran revela que a cidade tem um veículo para cada 1,5 habitantes. A cidade possui também 1.307 caminhões, 2.360 caminhonetes, 68 micro-ônibus e 249 ônibus. Por conta deste grande número de veículos circulando diariamente pelas ruas e avenidas muitos munícipes se sentem incomodados com o trânsito penapolense, classificado por muitos como ruim. “As pessoas não têm respeito no trânsito, não usam setas de direção, estacionam em lugar proibido, fazem manobras arriscadas em vias de grande movimento, param no meio da rua para conversar”, comentou o motorista José Hamilton Cruz, de 48 anos. A Jovem Aline de Sousa Lima, 22 anos, disse que o penapolense está acostumado a realizar diversas ações no trânsito que, mesmo sabendo que está errado, não se sente intimidado por conta da fiscalização branda. “As leis precisam ser mais rígidas e aplicadas corretamente. Tenho certeza que a partir do momento em que o motorista for multado devidamente, o trânsito fluirá de forma mais ordeira”, disse. Segundo o delegado de trânsito de Penápolis, Jovair Marcos Gruppo, as pessoas precisam ter mais respeito entre si. “O bom trânsito é formado por pessoas conscientes, que sabem da importância do respeito, da paciência e da cautela ao volante, por isso é muito importante que o motorista, ao sair em um veículo, dirija para si e também para os outros”, ressaltou.

Acidentes
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Penápolis registrou no ano passado 11 mortes em acidentes de trânsito e 524 pessoas feridas. Até o mês de maio deste ano, a Secretaria não havia registrado nenhuma morte no trânsito urbano de Penápolis, porém houve196 feridos. Para o delegado, os acidentes se fazem devido a imprudência. “Muitos casos são registrados por conta da pressa de alguém, isso faz com que a pessoa realize manobras que coloque em risco a integridade do outro motorista, podendo ocorrer acidentes graves”, comentou. Entre os casos, Jovair explica que as ultrapassagens pela direita – proibida por lei – e a invasão de preferencial está entre as maiores ocorrências de pequenos acidentes. “São motocicletas que acabam ultrapassando pela direita, carros que invadem a preferencial e colidem com ciclistas e motociclistas, são coisas simples, que quando tratado com mais seriedade pelo motorista pode evitar acidentes mais graves e muita dor de cabeça”, ressaltou.

Educação
Objetivando conscientizar os motoristas sobre os perigos do trânsito, a Polícia Militar deve realizar no mês de setembro a ‘3ª Semana Municipal do Trânsito Seguro’, que tem o objetivo de despertar nas crianças das redes municipal, estadual e particular da cidade, seja na condição de pedestre, ciclista ou como passageiro, noções básicas de trânsito, como fazer a correta utilização da faixa de pedestres, a importância do cinto de segurança, também para os passageiros. As crianças devem respeitar a legislação de trânsito, quando a pé ou de bicicleta. Durante a campanha as crianças participam de palestras nas próprias escolas, onde apreendem sobre os riscos gerados pelo desrespeito a legislação e a sinalização de trânsito, embutindo assim, valores positivos e provocando a reflexão sobre o comportamento de cada um no trânsito aos futuros motoristas. Depois de toda a orientação, as próprias crianças vão às ruas para orientar os motoristas. Na oportunidade centenas de condutores são orientados e recebem materiais como panfletos e cartilhas contendo informações sobre as normas e a conduta correta no trânsito, bem como a autuação simbólica feita pelas crianças, sem o pagamento de multas, mas com a criação da consciência dos motoristas. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade