Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/08/2013

Penápolis tem um veículo para 1,4 habitantes

DA REPORTAGEM

 

Tem aumentado muito o número de veículos que trafegam pelas ruas de Penápolis. Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em julho a cidade possuía 41.173 veículos, desse total, quase 18 mil são automóveis.

A quantidade de motocicletas também é significativa, são quase 14,5 mil entre motocicletas e motonetas. Até maio de 2012, o município tinha 38.122, em pouco mais de um ano, houve o acréscimo de 3.051 novos veículos circulando pelas vias públicas, a cidade ganhou 7,1 carros por dia em um ano e dois meses. O número total apresentado pelo Denatran revela que Penápolis tem um veículo para cada 1,4 habitantes. Possui também 1.303 caminhões, 2.246 caminhonetes, 69 micro-ônibus e 261 ônibus.

Por conta deste expressivo número de veículos circulando diariamente pelas ruas e avenidas muitos munícipes se sentem incomodados com o trânsito penapolense, classificado por muitos como ruim. O técnico em informática Leonardo Soares diz que é necessário muita atenção para conduzir seu veículo pelas ruas da cidade.

"Infelizmente as pessoas acabam desrespeitando as normas de trânsito, ou não prestam atenção. É muito comum ver motorista cometendo erros que podem resultar em acidentes", ressaltou. Ele acrescentou que isso ocorre por falta de uma fiscalização mais severa. "Sei que existe a Secretaria de Trânsito, espero que com isso as coisas melhorem, mas as pessoas estão acostumadas a realizar certas manobras proibidas e não serem cobradas por isso, além do estacionamento irregular, que também é muito comum em Penápolis", opinou.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) sete pessoas morreram em Penápolis, e 269 ficaram feridas vítimas de acidentes de trânsito entre os meses de janeiro e julho.

 

Educação

Objetivando conscientizar os motoristas sobre os perigos do trânsito, a Polícia Militar vem realizando a "Semana Municipal do Trânsito Seguro", que tem o objetivo de despertar nas crianças das redes municipal, estadual e particular da cidade, seja na condição de pedestre, ciclista ou como passageiro, noções básicas de trânsito, como fazer a correta utilização da faixa de pedestres, a importância do cinto de segurança, também para os passageiros. As crianças devem respeitar a legislação de trânsito, quando a pé ou de bicicleta.

Durante a campanha elas participam de palestras nas próprias escolas, onde aprendem sobre os riscos gerados pelo desrespeito a legislação e a sinalização de trânsito, embutindo assim, valores positivos e provocando a reflexão sobre o comportamento de cada um no trânsito aos futuros motoristas. Depois as crianças vão às ruas para orientar os motoristas, que recebem panfletos e cartilhas contendo informações sobre as normas e a conduta correta no trânsito, bem como a autuação simbólica feita pelas crianças, sem o pagamento de multas. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade