Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/08/2018

Penápolis tem saldo negativo nos empregos em julho

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Setor da construção civil foi o que mais fechou postos de trabalho no mês de julho em Penápolis

DA REPORTAGEM

Pelo terceiro mês consecutivo a cidade de Penápolis registrou um saldo negativo na geração de empregos, segundo informou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, ligado ao Ministério do Trabalho. O registro mostrou que durante o mês de julho, 12 vagas foram fechadas, mas o desemprego foi menor do que o registrado em junho, quando teve 79 vagas fechadas. Desde maio a cidade vem tendo resultados negativos de empregos apontados pelo Caged. Mesmo assim, o acumulado do ano permanece positivo em Penápolis, pois entre janeiro e julho deste ano a geração total de empregos foi de 181 novas vagas.
Com relação ao mês de julho, o Caged apontou que Penápolis teve 405 admissões formais, enquanto que as demissões foram 417, no mês passado, resultado negativo de 12 vagas. 
O levantamento do Caged mostrou que o setor que mais contribui para o saldo negativo foi o da construção civil. Somente as frentes de servente de obras e a de pedreiros somaram 31 postos fechados. O setor de motorista de ônibus rodoviário também teve demissões em julho, foram 13 baixas em carteiras. Por outro lado, em julho também houve destaque por parte de alguns setores que mais contrataram do que demitiram. Foi o caso do alimentador de linha de produção, que terminou julho com saldo positivo de 14 vagas criadas. O setor do pintor de obras também obteve bons resultados e gerou 12 novas vagas com carteira assinada em Penápolis.
O setor de faxineiro também ajudou no emprego formal. Somente em julho foram 10 vagas criadas no município. 
O Caged mostrou que neste mês de julho, Penápolis teve 23 vagas destinadas ao 1º emprego do contratado, mas o número é apenas a metade do que o próprio Caged já havia registrado em março deste ano, quando o 1º registro em carteira do trabalhador somou 46 vagas. 
O Caged informou também que houve 269 demissões normais no mês passado, e cinco tiveram motivos justificáveis dentro da empresa. Até julho, Penápolis tinha 4.651 estabelecimentos com contratações em carteira. 

Brasil
Os dados do Caged mostram a criação de mais de 47 mil postos de trabalho com carteira assinada em julho. Seis de oito áreas de emprego no Brasil tiveram desempenho positivo. A maior foi no setor agropecuário, que criou 17.455 postos, seguido por serviços (14.548), construção civil (10.063), indústria de transformação (4.993), serviços industriais de utilidade pública (1.335 postos) e extrativa mineral (702 postos). Por região, foram abertos 24 mil postos de trabalho no Sudeste; no Centro-Oeste, houve 9,9 mil novas carteiras assinadas; Nordeste 7,1 mil; e Norte, 6,6 mil. Apenas a região Sul apresentou retração.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade