Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/11/2016

Penápolis tem geração positiva de empregos em setembro

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Penápolis gerou 46 novas vagas de emprego no mês de setembro

DA REPORTAGEM

O mês de setembro foi de resultados positivos para a geração de empregos em Penápolis. A cidade fechou o mês com saldo positivo de 46 vagas criadas. A informação foi divulgada na última semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho e que mede a contratação em carteira assinada em todo o país.
Somente em Penápolis, no mês de setembro, foram 398 contratações contra 352 demissões ocorridas, o que gerou o saldo referente ao mês.
O número foi positivo em relação ao mês de agosto, quando haviam sido registrado um saldo positivo de apenas 10 vagas, o que mostra crescimento na geração de empregos entre estes dois últimos meses.
O saldo positivo gerado em setembro deste ano está longe dos números negativos obtidos no mesmo período de 2015. Com a grave crise que já assolava o país e o município na época, Penápolis chegou a registrar 129 vagas fechadas, quando foram 526 demissões contra apenas 397 contratações naquele mês.
Ainda seguindo a linha sobre a geração de empregos neste mês de setembro, o Caged divulgou que o setor que teve o maior saldo foi o do operador de máquinas de beneficiamento de produtos agrícolas, que gerou 16 novas vagas.
O auxiliar de escritório ocupou a segunda colocação com 12 novas vagas criadas, enquanto o setor do alimentador de linha de produção fechou o ranking com seis novas vagas.
Por outro lado, a cidade também teve seus setores que fecharam setembro no vermelho. Foi o caso do mecânico de automóveis, que fechou nove vagas na cidade. O mesmo aconteceu no setor do trabalhador de serviços de limpeza e da construção civil, que fecharam o mês com cinco vagas a menos cada um deles.
Ainda em relação ao mês de setembro, 23 pessoas foram inseridas pela primeira vez no mercado de trabalho. No total, Penápolis possui 5.105 estabelecimentos geradores de emprego.

Comércio
Contrariando pesquisa feita e apresentada recentemente pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que dizia que a maioria dos comerciantes não pretendem contratar funcionários para atuarem neste final de ano, o levantamento feito pelo Caged referente ao mês de setembro apontou que o setor do comércio varejista é o que mais contratou em Penápolis. Apesar de terem sido 36 admissões, o setor apresentou 33 demissões, o que acabou deixando o setor com apenas três contratações de saldo.
A reportagem do DIÁRIO realizou matéria sobre a pesquisa feita pelo SPC, que dizia que o levantamento apontou que somente três em cada dez (27,9%) comerciantes pretendem investir em seus estabelecimentos para o Natal - no ano passado o percentual era de 32,8%.
Entretanto, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Penápolis citou à reportagem que no momento é importante que o comerciante busque meios de incentivar o cliente a comprar em sua loja, sendo esta uma maneira de tentar alavancar as vendas.
Para o presidente, alguns fatores têm contribuído para o crescimento no comércio, como o pagamento em dia de funcionários da prefeitura e de usinas da região, que representa boa parte de consumidores, além, até mesmo de fatores políticos. “O pagamento em dia de empresas de grande porte da região e da prefeitura é um fator que contribui para a economia local neste fim de ano. Além disso, o consumidor tem se mostrado mais confiante com as mudanças no cenário político nacional que estamos tendo, onde ele se sente mais seguro para gastar. O mesmo tem acontecido com empresas, que, aos poucos, têm voltado a realizar novos investimentos”, afirmou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade