Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/07/2015

Penápolis tem empregos negativos em maio e junho

Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
Em maio e junho deste ano o penapoelnse tem sentido o saldo negativo na geração de empregos a cidade

DA REPORTAGEM

Penápolis fechou o mês de junho de 2015 com geração negativa de empregos na cidade. O saldo fechou no vermelho com menos 121 empregos gerados. Este é o segundo mês consecutivo que a geração de empregos na cidade fecha de forma negativa, já que em maio deste ano o saldo foi de menos 74 empregos criados. Os dados são do Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged) ligado ao Ministério do Trabalho.
De acordo com os dados estatísticos divulgados na última semana, o mês de junho rendeu 519 admissões realizadas na cidade de Penápolis. Entretanto, as demissões ocorreram em maior número, sendo 640.
Dentre as profissões que mais geraram empregos em junho, segundo o Caged, foi a de alimentação de linha de produção, com 18 novos postos criados. A construção civil voltou a ser destaque, já que o setor gerou 18 novos empregos com carteira assinada para os serventes de obras. Já o setor da costura na confecção em série alcançou o terceiro lugar no ranking da geração de emprego em junho, com 14 novas vagas criadas em Penápolis.
Se por um lado, existem os setores que estão comemorado a geração de empregos em meio a crise que assombra o país, por outro existem aquelas que estão sendo afetadas de alguma forma e que por causa disso estão fechando vagas aos penapolense. Este é o caso do trabalhador da cultura da cana-de-açúcar, que terminou junho com saldo negativado de 33 vagas fechadas, quase o dobro do setor que mais criou vagas no último mês.
O setor de eletricista de manutenção ocupou o segundo lugar do ranking negativo com saldo de 32 vagas fechadas. Já o setor da enfermagem foi o que surpreendeu já que 14 vagas foram negativadas neste mês de junho.
O saldo negativo de empregos em Penápolis no mês de junho está bem abaixo da boa fase enfrentada pela cidade no mesmo período do ano passado, quando em junho de 2014 a cidade havia registrado saldo positivo de 106 novas vagas criadas.
O mês de maio deste ano também não foi bom na geração de empregos em 2015, já que naquele mês o saldo foi negativo de 74, havendo 539 admissões contra 613 demissões, diferente do que aconteceu em maio do ano passado, quando a geração de empregos foi positiva com a geração de 52 novos postos de trabalho.

Inadimplência
Mesmo com os números negativos na geração de empregos, os comerciantes locais ainda têm motivos para comemorar, já que, mesmo com a crise vivenciada no emprego nos dois últimos meses, a inadimplência no comércio de Penápolis registrou queda de 20% no mês de julho se comparado com junho, segundo dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) administrado pela Boa Vista Serviços, divulgado pelo Sincomércio de Penápolis.
O balanço é feito levando em consideração a quantidade de pessoas que conseguiu limpar o nome no período de 26 de junho a 25 de julho. Este é o segundo mês consecutivo que a quantidade de pessoas que teve o nome incluído no cadastro de inadimplentes diminuiu. Entre maio e junho - meses com os primeiros saldos negativos na geração de empregos em 2015 - a redução foi de 12%. Entretanto, as notícias não são boas quando é feito um comparativo da inadimplência no mesmo período entre 2015 e 2014. 
Em julho deste ano, por exemplo, segundo o Sincomércio, a quantidade de pessoas incluídas no SCPC cresceu 14% se comparado com o mesmo período de 2014.
A maior variação, porém foi registrada em junho, quando a inadimplência foi 38,7% maior do que no mesmo período do ano passado. E em maio, o crescimento tinha sido de 19% se comparado com maio de 2014. A estatística mostra que a diminuição da geração de empregos de um ano para outro pode ter afetado a inadimplência no comércio local. 
O dado positivo é que a quantidade de pessoas que conseguiu quitar as dívidas e retomar o crédito a prazo foi maior nos últimos três meses, se comparado com os trimestre de maio a julho de 2014.
As exclusões do cadastro do SCPC em maio deste ano foram 30,5% maiores do que em maio de 2014; em junho foram 17% maiores do que no mesmo período do ano passado; e em julho, a variação foi 7,8% positiva.
No comparativo de julho com junho deste ano, houve queda de 7,8% na quantidade de pessoas que conseguiu limpar o nome. 
Em julho, a quantidade de consultas de crédito foram 10,3% menores do que em junho, o que indica menor interesse por fazer compras a prazo por parte dos consumidores locais. 

(Rafael Machi/com informações Assessoria Sincomércio)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade