Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/12/2018

Penápolis tem baixa geração de empregos em novembro

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
O setor agrícola em Penápolis foi o que mais puxou para baixo o saldo de empregos

DA REPORTAGEM

A cidade de Penápolis fechou o mês de novembro com um saldo negativo na geração de empregos com menos 145 vagas. Foi o que apontou o levantamento apresentado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, ligado ao Ministério do Trabalho. 
Apesar do resultado negativo no mês passado, Penápolis ainda continua com um acumulado positivo entre os meses de janeiro e novembro de 2018 com um total de 135 vagas de empregos geradas.
Entretanto, segundo o Caged, apesar do número ainda ruim na geração de empregos em novembro deste ano, houve melhora em relação ao mesmo período de 2017. Naquele mês, o fechamento de vagas havia sido ainda pior, já que a cidade havia obtido um resultado negativo de 224 vagas fechadas. 
Também em relação a novembro deste ano, o levantamento feito pelo Caged apontou que o setor que mais contribuiu para o número negativo foi o do tratorista agrícola, que fechou 67 vagas no mês passado. O setor veio seguido do motorista de caminhão com rotas regionais e internacionais, que fechou novembro com menos 29 vagas. 
Já o setor do operador de colhedeira também não conseguiu bom desempenho e teve a terceira pior geração de empregos, fechando 28 vagas. Por outro lado, a geração de empregos em novembro foi muito positiva para o setor do comércio. Somente o de vendedor do comércio varejista contratou 14 novos profissionais. Enquanto isso, o setor do operador de caixa conseguiu o segundo melhor desempenho no período e abriu 12 novas vagas.
Saindo do comércio, o setor do alimentador de linha de produção também obteve bom desempenho e fechou o mês passado com 11 vagas geradas. O Caged informou também que em novembro a cidade obteve 375 admissões, 24 delas foram relacionadas a pessoas que alcançaram seu primeiro registro em carteira. Já os desligamentos neste período foram 520. Deste total, 361 dispensas foram realizadas sem justa causa, e duas por justa causa. 

Brasil
O Brasil criou 58.664 vagas de emprego com carteira assinada em novembro. Segundo o governo federal, este foi o melhor resultado para o mês desde 2010. Ao todo, no mês passado, houve 1.189.414 contratações e 1.130.750 demissões. O saldo positivo de novembro foi puxado principalmente pelo comércio. Segundo dados do Caged, somente o comércio e o setor de serviços geraram vagas de emprego no mês passado. Os outros seis setores demitiram mais do que contrataram.
No acumulado do ano, até novembro, o Brasil registrou a criação de 858.415 vagas de emprego formal.
O salário médio de admissão em novembro foi de R$ 1.527,41 e o salário médio de desligamento foi de R$ 1.688,71. Segundo informou o Ministério do Trabalho, se levar em consideração o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), houve um aumento de 0,21% no salário de admissão e de 1,35% no salário de desligamento, na comparação com o mês anterior.
Segundo o Ministério do Trabalho, foram realizadas 10.466 admissões e 2.597 desligamentos na modalidade de trabalho intermitente em novembro deste ano. Com isso, houve um saldo positivo de 7.849 empregos no período.
O trabalho intermitente ocorre esporadicamente, em dias alternados ou por algumas horas, e é remunerado por período trabalhado. A previsão do governo é que essa modalidade gere 2 milhões de empregos em três anos.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade