Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/07/2019

Penápolis tem 1,2 mil inscrições para o Enem 2019

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Penápolis receberá o processo seletivo este ano

DA REDAÇÃO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana que somente no Estado de São Paulo, mais de 816 mil inscrições foram feitas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Em todo o estado serão 210 cidades onde as provas serão aplicadas e, mais uma vez, Penápolis também receberá o processo seletivo.
O Inep divulgou que somente em Penápolis são 1.205 inscritos, o que representa apenas 0,1% dos mais de 5 milhões de inscritos em todo o Brasil.
As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, primeiro e segundo domingo do mês.
De acordo com o que foi divulgado pelo Inep sobre as inscrições feitas em todo o país, de cada 10 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, seis são mulheres. 
Além disso, 58% dos estudantes não precisaram pagar taxa de inscrição, que foi de R$ 85. Seja porque comprovaram baixa renda, ou porque concluíram o ensino médio em escola pública.
A faixa etária com o maior número de inscritos é de 21 a 30 anos, que somou 26% do total dos participantes deste ano. Acima dos 60 anos, foram quase 10 mil inscritos. Já 12% do total vão participar das provas como treineiros, pois ainda não concluíram o ensino médio. 
Em relação a cor e raça, a maioria dos participantes é de negros, alcançando 59% do total. Sendo 46% de pardos e 12% de pretos. Brancos somam 36% dos inscritos, e indígenas chegam a 0,6% do total de estudantes que vão prestar o Enem 2019. 
Também é maioria a quantidade de pessoas que já concluíram o ensino médio, 58% do total. Enquanto 28% termina esta fase dos estudos neste ano. 
Na divisão dos inscritos por região, temos o Nordeste e o Sudeste quase empatando em número de participantes, apesar de o Sudeste ter cerca de 30 milhões de habitantes a mais do que o Nordeste, segundo o IBGE de 2018. 
Proporcionalmente ao número de habitantes, a região Norte tem o maior número de inscritos, com 3,28% dos habitantes listados para fazer a prova deste ano. Do número total de inscritos, 35% estão no Sudeste contra 34% no Nordeste. Onze por cento estão na região Norte, 10% no Sul e 8% no Centro-Oeste.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade